Número de candidatos da 2ª edição do ‘Parlamento Jovem’ aumenta 139%

Eleição será realizada no dia 25 de outubro em todas as escolas de Sumaré com Ensino Médio

Na última quinta-feira, 18 de outubro, a Câmara de Sumaré divulgou a lista dos estudantes candidatos ao Parlamento Jovem 2019. O número de participantes nesta segunda edição registrou aumento de 139% em relação ao ano passado. A eleição será realizada no dia 25 de outubro (uma quinta-feira), em todas as escolas da cidade com Ensino Médio.
Os 21 estudantes eleitos de toda cidade irão vivenciar o papel dos vereadores, com posse e exercício de mandato como “Vereadores Jovens”, e suas propostas de lei serão analisadas, debatidas e votadas por eles durante a jornada legislativa do projeto que ocorrerá entre os meses de fevereiro e dezembro de 2019. Além das propostas de lei, também poderão ser apresentados pelos estudantes indicações, requerimentos e moções.
As urnas lacradas serão abertas na sexta-feira, dia 26 de outubro, no plenário da Câmara Municipal para a contagem dos votos. A apuração será aberta ao público.
Os candidatos são estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio de Sumaré. O programa que está em sua segunda edição oferece uma oportunidade para a juventude conquistar o espaço de representatividade e transformar em realidade todas as propostas e ideias que possuem para as escolas, os bairros e o município como um todo.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sumaré através da Escola do Legislativo. É um programa de formação política que tem por objetivo potencializar a atuação democrática e o protagonismo político dos jovens. Com participantes de escolas públicas e particulares, a proposta proporciona a participação dos alunos em uma jornada parlamentar na Câmara Municipal, onde os estudantes eleitos pelas próprias comunidades escolares atuam como um jovem vereador.
O formato do programa passou por uma repaginada em 2017 após ter sido parado em 2006. A iniciativa de retornar partiu do vereador Dudu Lima (PPS), que criou uma Comissão de Assuntos Relevantes no início do ano passado com o vereador Ulisses Gomes (PT) e Edgardo Cabral (PRB). O projeto foi reformulado e teve sua primeira eleição em outubro do ano passado.
Dudu Lima considera importante a iniciativa para dar mais voz à população por meio dos estudantes e permitir, para o Legislativo, ter uma compreensão melhor das suas necessidades. “Temos de encorajar os jovens a participarem ativamente das decisões que os afetam e das iniciativas para a juventude que serão muito melhores com a participação dos mesmos”, finalizou.

Lista de Candidatos PJ 04 Lista de Candidatos PJ 03 Lista de Candidatos PJ 02 Lista de Candidatos PJ 01

Veja Também

Esgoto doméstico causa a morte de peixes em represa de Nova Odessa

Companhia Ambiental de São Paulo confirmou na quarta-feira o vazamento de esgoto doméstico na região ...