‘Sumaré Rosa e Azul’ intensifica ações em prol da Saúde da Mulher e do Homem

Iniciativa é do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Sumaré, em parceria com o Movimento Azul & Rosa

Promover a prevenção em Saúde é o objetivo do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Sumaré ao lançar na tarde de quarta-feira (10), em parceria com o Movimento Azul & Rosa, a Campanha “Sumaré Rosa e Azul” 2018, que começou no início do mês com a intensificação das ações de promoção à Saúde da Mulher. Já em novembro, as atividades serão voltadas à Saúde do Homem. As ações visam à conscientização da população a respeito dos cuidados com a saúde, principalmente para prevenir os cânceres de mama e próstata.
Durante a cerimônia de lançamento, os presentes puderam conferir a exibição de dois documentários emocionantes com mulheres e homens sumareenses que superaram doenças como o câncer de mama e o câncer de próstata. Também foram ofertados serviços de saúde, equipe de beleza (sobrancelha e esmaltação) e membros da OAB Sumaré deram orientações e assessoria jurídica gratuita aos interessados, além do sorteio de brindes e da entrega da doação de cabelos por parte da Embelleze, parceria da Prefeitura, para a campanha de Doação de Cabelos do Fundo Social, para serem transformados em perucas e doados para as mulheres que perderam os cabelos devido ao tratamento do câncer.
O público ainda contou com três palestras. A primeira foi com a ginecologista Regina Zambott i, que falou sobre a Saúde da Mulher, reforçando informações sobre o câncer de mama e orientando as mulheres sobre o autoexame. Em seguida, a advogada Karla Cristina da Costa e Silva conversou com os presentes sobre os direitos dos pacientes, entre eles, a isenção de determinados impostos em aquisições como um carro e a cobertura dos convênios médicos. Por fim, a geriatra Renata Pupo falou sobre a Saúde do Homem, focando na prevenção e importância da realização de exames.
Encerrando o evento, o coral Maturidade, regido por Dona Neguita (Mildred de Souza), que também já superou um câncer de mama, e uma apresentação de balé emocionaram a todos os presentes.
“A prevenção começa pela informação, pela conscientização, e este é o trabalho que será desenvolvido durante os próximos meses. Trabalhamos para promover a qualidade de vida da população, sem distinções. Implantamos na UPA Macarenko a ‘Sala do Bem’, que acolhe pessoas vítimas de abuso físico e psicológico, o Centro de Longevidade, exclusivo para atendimento da Melhor Idade, duas unidades do Centro da Criança, para assistência aos pequenos, e, nas próximas semanas, vamos inaugurar a Base de Excelência da Mulher, um espaço totalmente reservado para atender nossas mulheres. Isso é comprometimento e respeito com o ser humano, com a vida”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Dalben, que, em nome do prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS), abriu oficialmente a campanha.
“Visando sempre à humanização na Saúde, o atendimento adequado e com respeito à população, nosso compromisso é trabalhar com a prevenção e, por isso, Sumaré não poderia ficar de fora desta mobilização. Trabalhamos para valorizar a mulher e o homem em suas particularidades. Durante estes dois meses, teremos várias palestras com especialistas e também estamos ampliando a oferta de exames preventivos: por meio de parcerias, vamos oferecer quatro mil exames importantes para a detecção precoce de doenças que, se tratadas no início, têm grandes chance de cura. Nossa campanha vem fazer um alerta às mulheres e aos homens de que muitos problemas de saúde podem ser evitados se houver prevenção”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

EXAMES
Além das palestras e mutirões de exames – que já começaram a ser realizados nas unidades de
saúde de Sumaré – também estão programadas para a campanha atividades esportivas e a “Caminhada do Bem”, no dia 21 de outubro, às 8h, com concentração na Praça Manoel de Vasconcellos, onde também haverá aula de zumba, alongamento, tendas de orientações em saúde e a Tenda Solidária, para arrecadação de alimentos não perecíveis e brinquedos.
Além disso, haverá a entrega da BEM (Base de Excelência da Mulher), um espaço de atendimento exclusivo e diferenciado às mulheres, com maior privacidade e conforto, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade. No local, serão oferecidos atendimento ginecológico, pré-natal, encaminhamentos para exames, como mamografia. A unidade está sendo instalada ao lado do Ambulatório de Especialidades, na região central, e é um projeto piloto, que deve ser levado a outras regiões da cidade.
A programação da Campanha “Sumaré Rosa e Azul” pode ser conferida neste link: https://drive.google.com/file/d /1k7yY97rwlGQDeTzkqB66Qs718bA844Rf/view.
Participaram do lançamento da campanha a presidente do Fundo Social, Mara Dalben, os secretários de Saúde, Rubens Gatti, Inclusão, Edson Cosme, Habitação, Rozária Martins, Comunicação, José Vilalon, e Segurança, Ricardo Zequin, além do vereador Dirceu Dalben, representando a Câmara de Vereadores, e Renata Pupo, representante do Movimento Azul e Rosa, parceiro da Prefeitura.

Veja Também

Abertura oficial da Campanha ‘Sumaré Rosa e Azul’ acontece nesta quarta-feira

Lançamento da iniciativa de conscientização acontece no Anfiteatro de Nova Veneza, a partir das 13h, ...