UPA Macarenko ganha ‘Espaço Kids’ em comemoração ao Dia das Crianças

Sala recebeu pintura artística com temática infantil e conta com uma casinha, escorregador e gangorras em formato de cavalo

Como parte do projeto da Prefeitura de Sumaré de humanizar o atendimento em Saúde, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do Jardim Macarenko ganhou agora um “Espaço Kids” – um presente à garotada em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado na sexta-feira, dia 12 de outubro. A sala, localizada ao lado da triagem de Pediatria, recebeu pintura artística com temática infantil e conta com uma casinha, escorregador e gangorras em formato de cavalo.
“Esse espaço foi preparado para que nossas crianças gostem de ir ao médico, para que se sintam acolhidas e possam se divertir em um ambiente adverso como é uma unidade de urgência e emergência. Todo este trabalho faz parte do nosso projeto de humanização da Saúde em Sumaré. Entregamos recentemente dois Centros da Criança à população, para o atendimento em Atenção Primária e o desenvolvimento social dos nossos pequenos, e agora estamos entregando mais essa melhoria na UPA Macarenko. Nossas crianças merecem todo nosso cuidado e carinho”, comentou o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
O “Espaço Kids” é uma parceria com o ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida) e, dentro do projeto de humanização do atendimento, a UPA Macarenko também está recebendo adaptações como climatização da recepção, ampliação da capacidade da sala de medicação com novas poltronas e climatização, troca de colchões das salas de observação e ganhou também o NEP (Núcleo de Educação Permanente), uma sala para constante treinamento dos colaboradores, visando qualificar o atendimento à população.
A unidade ainda recebeu no ano passado a sala de ultrassom e, este ano, a “Sala do Bem” para o atendimento psicossocial de vítimas de violência. Recebeu pintura artística para tornar o ambiente mais agradável e também cartazes em pontos de maior visibilidade com frases motivacionais voltadas tantos aos colaboradores como aos pacientes – como “Ame, abrace e sorria. O amor cura, o abraço fortalece e o sorriso reanima”. Além disso, por meio de parcerias, alunos de medicina e de enfermagem de várias instituições passaram a acompanhar os atendimentos na UPA, realizando o estágio obrigatório e adquirindo experiência.
“O governo Luiz Dalben tem dado atenção especial à Saúde, com investimentos tanto em infraestrutura e equipamentos, como em recursos humanos, capacitando e motivando os colaboradores para um atendimento cada vez mais acolhedor e qualificado. A UPA Macarenko é exemplo deste trabalho. Todas essas iniciativas são simples, de baixo custo, mas que vem fazendo a diferença quando o assunto é a humanização no SUS”, completou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.

Veja Também

Alunos da Escola Técnica de Hortolândia arrecadam cinco toneladas de alimentos

Alunos da Etec (Escola Técnica) Centro Paula Souza, de Hortolândia, realizaram, na última sexta-feira (22/02), ...