UPA Macarenko ganha ‘Espaço Kids’ em comemoração ao Dia das Crianças

Sala recebeu pintura artística com temática infantil e conta com uma casinha, escorregador e gangorras em formato de cavalo

Como parte do projeto da Prefeitura de Sumaré de humanizar o atendimento em Saúde, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h do Jardim Macarenko ganhou agora um “Espaço Kids” – um presente à garotada em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado na sexta-feira, dia 12 de outubro. A sala, localizada ao lado da triagem de Pediatria, recebeu pintura artística com temática infantil e conta com uma casinha, escorregador e gangorras em formato de cavalo.
“Esse espaço foi preparado para que nossas crianças gostem de ir ao médico, para que se sintam acolhidas e possam se divertir em um ambiente adverso como é uma unidade de urgência e emergência. Todo este trabalho faz parte do nosso projeto de humanização da Saúde em Sumaré. Entregamos recentemente dois Centros da Criança à população, para o atendimento em Atenção Primária e o desenvolvimento social dos nossos pequenos, e agora estamos entregando mais essa melhoria na UPA Macarenko. Nossas crianças merecem todo nosso cuidado e carinho”, comentou o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
O “Espaço Kids” é uma parceria com o ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida) e, dentro do projeto de humanização do atendimento, a UPA Macarenko também está recebendo adaptações como climatização da recepção, ampliação da capacidade da sala de medicação com novas poltronas e climatização, troca de colchões das salas de observação e ganhou também o NEP (Núcleo de Educação Permanente), uma sala para constante treinamento dos colaboradores, visando qualificar o atendimento à população.
A unidade ainda recebeu no ano passado a sala de ultrassom e, este ano, a “Sala do Bem” para o atendimento psicossocial de vítimas de violência. Recebeu pintura artística para tornar o ambiente mais agradável e também cartazes em pontos de maior visibilidade com frases motivacionais voltadas tantos aos colaboradores como aos pacientes – como “Ame, abrace e sorria. O amor cura, o abraço fortalece e o sorriso reanima”. Além disso, por meio de parcerias, alunos de medicina e de enfermagem de várias instituições passaram a acompanhar os atendimentos na UPA, realizando o estágio obrigatório e adquirindo experiência.
“O governo Luiz Dalben tem dado atenção especial à Saúde, com investimentos tanto em infraestrutura e equipamentos, como em recursos humanos, capacitando e motivando os colaboradores para um atendimento cada vez mais acolhedor e qualificado. A UPA Macarenko é exemplo deste trabalho. Todas essas iniciativas são simples, de baixo custo, mas que vem fazendo a diferença quando o assunto é a humanização no SUS”, completou o secretário de Saúde, Rubens Gatti.

Veja Também

Campus da Faculdade Anhanguera tem Semana Cultural a partir de 2ª

O campus de Sumaré da Faculdade Anhanguera realiza na próxima semana, entre os dias 15 ...