Recém-nomeado monsenhor, Gardinali volta a Sumaré para missa na Sant’Ana

Na noite do último sábado, dia 29 de setembro, a Igreja Matriz de Sant’Ana, de Sumaré, recebeu a visita do recém nomeado monsenhor Constantino Gardinali, que celebrou a Santa Missa ao lado do pároco Emerson Ginetti. O título de monsenhor foi concedido ao religioso pelo Papa Francisco em cerimônia que ocorreu no dia 05 de agosto, na Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana.
Gardinali tem uma longa história na cidade. Ele chegou a Sumaré como vigário paroquial em junho de 1963. Em outubro de 1964, no aniversário de 50 anos da Paróquia de Sant’Ana, auxiliou em diversas festas sociais e litúrgicas de comemoração.
Em 1965, com o término do Concílio do Vaticano, Monsenhor Constantino Gardinali começou a trabalhar em novos projetos para a Igreja Matriz, como a compra do terreno onde funcionou a Casa Paroquial, a construção da nova Igreja de Hortolândia, o início das obras da Comunidade (hoje Centro Pastoral) Nossa Senhora Aparecida, além da capela do Cemitério da Saudade de Sumaré.
Gardinali também esteve presente nas celebrações do Centenário de Sumaré, em 1968, e, com suas notáveis obras, é até hoje lembrado pelos católicos sumareenses. O agora monsenhor permaneceu no município até 1972, quando se transferiu para a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Americana – que viria ser elevada a Santuário e, posteriormente, a Basílica. Atualmente, o monsenhor Constantino Gardinali é pároco emérito da Igreja americanense.

HISTÓRIA
No território de Sumaré, antiga Rebouças, foi construída em 1887 a primeira Igreja Católica, a Capela de Sant’Ana, inaugurada em 1889 com a realização de missa cantada e procissão, presididas pelo vigário da paróquia de Santa Cruz, padre João Batista Correia Nery. A atual Igreja Matriz de Sant’Ana, inaugurada em 1950, teve como arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto, conhecido no Brasil inteiro por ter projetado a Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Veja Também

Baixa umidade do ar põe Sumaré em ‘Estado de Alerta’, informa Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil Municipal, Sumaré registrou na tarde de quarta-feira (18/09) um índice de ...