‘Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas’ mobiliza 180 profissionais

Ação foi viabilizada com o objetivo de oferecer às equipes de urgência e emergência treinamentos para que a população seja atendida

A “Simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas”, realizada na noite da última quarta-feira, 26 de setembro, em Sumaré, mobilizou um total de 180 profissionais das áreas da Saúde e Segurança do município e da região, com o objetivo de oferecer às equipes de urgência e emergência treinamento para que a população seja atendida de forma ágil, integrada e com qualidade. A ação foi realizada na Avenida Rebouças, em frente à Escola Municipal Dr Leandro Franceschini.
A simulação foi de um acidente de trânsito envolvendo um caminhão pipa com água potável, um carro de passeio, uma van escolar e pedestres, totalizando 18 vítimas. Além das colisões entre os veículos, o caminhão ainda levou fios de rede de alta tensão, o que gerava risco de explosão ou choque elétrico. Diante disso, o Corpo de Bombeiros Municipal e a CPFL Paulista foram os primeiros a intervir na cena, para que depois as vítimas pudessem receber o atendimento médico. A Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e agentes de Trânsito atuaram em conjunto no isolamento da área para que as equipes de resgate pudessem atuar com segurança.
As vítimas foram retiradas do local do acidente e levadas para um espaço preparado nas proximidades para realização dos procedimentos de triagem. Os profissionais esticaram lonas pelo chão, nas cores cinza (para vítimas fatais/óbitos), vermelha (pacientes graves, com risco de morte), amarela (gravidade moderada) e verde (ferimentos leves). Desta forma, as equipes organizaram as prioridades e o fluxo dos pacientes que deveriam ser levados às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas do Macarenko e Matão ou ao HES (Hospital Estadual de Sumaré) pelas ambulâncias. Nas três unidades de saúde, os profissionais mantiveram a simulação, atendendo às supostas vítimas, sem comprometer o atendimento dos reais pacientes. Profissionais dos PAs (Pronto Atendimentos) Nações e Maria Antonia participaram do treinamento prestando atendimento no local do acidente.

INÉDITO
“Este é mais um importante treinamento aos profissionais da Saúde que atuam na nossa cidade, tanto no atendimento pré-hospitalar como hospitalar. Em casos como o que foi simulado, a organização entre as equipes e a agilidade são imprescindíveis para salvar vidas. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
As equipes vivenciaram situações de óbito (um), traumatismo craniano, hemorragia, dificuldade respiratória e ferimentos em geral, que podem ser provocados em colisões de trânsito.
Essa foi uma simulação inédita na nossa cidade, que proporcionou aos profissionais da urgência e emergência um alto grau de realismo. Identificamos algumas falhas durante o processo, mas que não comprometeram a vida das vítimas – o que é mais importante. O objetivo foi atingido, é para isso que servem os treinamentos: para que possamos identificar os erros e aperfeiçoar as técnicas, o atendimento. Caso algum incidente deste porte aconteça, nossas equipes estarão melhor preparadas”, comentou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatt i, que acompanhou o evento junto do Diretor de Urgências e Emergências do município, o médico Rodrigo Zanoni, e a coordenadora administrativa, a enfermeira Andreza Macelari.
Também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros, e alunos da Escola Municipal Dr Leandro Franceschini, já que o “acidente” aconteceu na esquina da unidade escolar.
A simulação contou com três viaturas do Corpo de Bombeiros Municipal e um caminhão-pipa, quatro ambulâncias do Samu de Sumaré (sendo três de suporte básico e uma avançada), uma viatura do Samu Regional de Hortolândia, três veículos do Departamento de Transportes da Saúde, três viaturas do Trânsito, duas viaturas da Guarda Municipal de Sumaré, uma viatura da Polícia Militar, uma viatura do Instituto de Criminalística de Americana e também um veículo funerário da Funerária Primavera.

PARTICIPANTES
Da Prefeitura de Sumaré, participaram do simulado colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, Samu, Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros Municipal, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Comunicação Social, SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), CAEPS (Centro de Apoio à Educação Permanente em Sumaré) e do Transporte Eletivo de Saúde.
Foram parceiros na realização do evento o HES (Hospital Estadual Sumaré), ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida), Samu Regional Hortolândia, bombeiros civis voluntários, voluntários da escola Cetseg, CPFL, Polícia Militar, Instituto de Criminalística e as funerárias Primavera e Bom Pastor.

Veja Também

Anhanguera ‘troca’ inscrição em seu vestibular pela doação de agasalhos

Neste sábado (22/06), o campus de Sumaré da Faculdade Anhanguera realiza mais uma edição de ...