Pastor Elias lamenta previsão de queda na arrecadação do ICMS

O vereador Pastor Elias (MDB) manifestou preocupação com notícia veiculada recentemente no Jornal Tribuna Liberal, que informava que há previsão de queda de 4,5% na arrecadação do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) pela Prefeitura Monte Mor a partir de 2019. A declaração foi dada no plenário, durante a sessão ordinária da Câmara da segunda-feira (03/09).
Citando a reportagem do jornal, publicada no dia 28 de agosto, Pastor Elias lembrou que, segundo a notícia, Paulínia e Monte Mor são duas das cidades da região que mais irão perder recursos, com a queda de arrecadação ICMS. De acordo com o vereador, os 4,5% de queda significam uma redução de cerca de R$ 1,8 milhão no Orçamento Municipal.
“Em tempo de crise, em tempo de austeridade fiscal, é dinheiro (…). Esses recursos que Monte Mor vai perder vão afetar, de alguma maneira, os investimentos”, lamentou o vereador. Para o parlamentar, tal situação é reflexo da crise pela qual o Brasil vem passando, já que, segundo ele, dados do PIB comprovam uma estagnação econômica.
“Estamos passando por uma das piores crises econômicas, e a recuperação está sendo lenta”, disse. O vereador também pediu que a Prefeitura tenha um cuidado especial com as contas públicas e com a situação fiscal, já que, segundo estimativas, a partir de 2019 cerca de 34% do Orçamento será gasto com encargos previdenciários.

SERVIDORES
Pastor Elias também voltou a solicitar que a prefeitura efetue a quitação dos débitos com servidores municipais, dentre eles licenças prêmio e horas extras. Segundo o vereador, informações do Sindsmor dão conta de que há mais de R$600 mil de dívidas.
Para o parlamentar, essa situação reflete, inclusive, na qualidade dos serviços prestados. Ele sugeriu a alienação de bens, visando solucionar o problema. “A administração tem patrimônios que poderiam ser vendidos, para quitar as dívidas com o servidor público”, disse.

Veja Também

Nisfram participa do 6º Fórum Inclusão de PCDs e do 1º Fórum da Diversidade

Evento estadual no dia 28 é voltado para troca de experiências sobre a inclusão de ...