Hortolândia e Paulínia passam a fazer a desinfecção de locais movimentados

As prefeituras de Hortolândia e Paulínia iniciaram ontem ações de limpeza e desinfecção de prédios e vias públicas, na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus. Em Hortolândia, trabalhadores de macacão plástico branco, luvas e botas de borracha e caminhões lava a jato espirrando produtos desinfetantes atuaram quarta-feira (25/03) em diversos pontos estratégicos, como o entorno das Unidades de Saúde.
As novas medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19 iniciaram pelas vias ao redor do Hospital Municipal Mário Covas, no Jardim Mirante, e de Unidades de Saúde. O objetivo é reduzir a circulação de microrganismos críticos para saúde pública, como fungos, bactérias e o próprio coronavírus.
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, responsável pelo planejamento e execução da ação, a primeira etapa do processo de descontaminação, atinge, além de hospitais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h e USFs (Unidades de Saúde da Família). Já a segunda etapa, contemplará os locais com maior fluxo de pessoas, como farmácias e supermercados.
O produto utilizado é um sanitizante formulado com água e hipoclorito especialmente para higienizar e desinfectar locais e superfícies com maior possibilidade de contaminação pelo Coronavírus. O produto também é capaz de eliminar e impedir a proliferação de bactérias, ácaros, fungos e mofos. O material utilizado não faz mal à saúde.
“Estamos somando esforços para proteger a população não só do Coronavírus, mas também de outras doenças que podem surgir. Mas nada disso será efetivo se as pessoas não fizerem a sua parte. É tempo de ficar em casa, de cuidar do seu quintal, de cuidar do seu lixo dando a destinação correta, de cuidar de si e assim proteger a todos”, observou o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

PAULÍNIA
Em Paulínia, o processo de desinfecção dos locais onde ainda há circulação de pessoas – como pontos de ônibus – começou na terça-feira (24/03). Está sendo feita pulverização com água sanitária, seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). A ação é executada por funcionários do Consórcio Paulínia Sempre Limpa, a pedido da Secretaria Municipal de Obras.
“Estamos tomando medidas para preservar a saúde da nossa população. Todo cuidado nesse momento é fundamental para que possamos ter êxito nas ações de contenção do coronavírus”, comentou o prefeito Du Cazellato (PSDB).
O trabalho teve início na Avenida José Paulino. Todos os pontos de ônibus foram devidamente desinfetados. Hoje, o trabalho prossegue no bairro São José e se estenderá até a ponte do Rio Atibaia.
Na sequência, as equipes irão para a região do bairro Bom Retiro, passando, pela Rua São Bento e pelos bairros Monte Alegre e Primavera. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e o entorno do Hospital Municipal também receberão a higienização. As atividades são realizados sempre após as 17h, para não prejudicar as pessoas que ainda precisam de ônibus.

Quinta-feira, 26 de Março de 2020

Veja Também

Moradores doam 560 kg de alimentos a famílias circenses paradas em Sumaré

Trupe do Circo Portugal não pode se apresentar desde o último dia 24; campanha foi ...