Contribuinte pode doar a iniciativas pró crianças e adolescentes de Hortolândia

Doação de parte do IR ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pode beneficiar 14 instituições assistenciais da cidade

Você sabia que é possível contribuir financeiramente com uma das 14 instituições assistenciais de Hortolândia sem gastar um centavo? Nem todas as pessoas sabem disso, mas é possível fazer a doação descontando diretamente do IR (Imposto de Renda) a ser pago pelo contribuinte. Conforme a legislação, pessoa física que faz a declaração completa pode destinar até 3% do valor total pago ao Governo Federal em impostos para uma instituição cadastrada no Fumcria (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O prazo para realizar a destinação se encerra no dia 30 de abril.
A campanha, promovida pela Prefeitura de Hortolândia e pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), foi lançada oficialmente no início de dezembro de 2019. A ação visa ajudar cerca de 1.500 crianças e jovens de Hortolândia, em situação de vulnerabilidade social, atendidas nas entidades cadastradas junto à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Gerenciado pelo CMDCA, o Fumcria é o canal por meio do qual são captadas as doações, depois repassadas às 14 entidades assistenciais do município cadastradas no Conselho. “Todo o dinheiro arrecado será destinado a ações de proteção à criança e ao adolescente. Quanto mais recursos conseguirmos, mais ações teremos nessa área”, informou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

COMO DOAR
As doações ao Fumcria podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. Pessoas jurídicas que fazem declaração pelo Lucro Real podem destinar até 1% do IR (Imposto de Renda) devido. No caso de pessoas físicas, caso a destinação seja feita em 2020, até o último dia de entrega da declaração (no modelo completo), o percentual será de 3% do imposto devido.
Para facilitar a doação, a Prefeitura, por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, criou a plataforma https://facil.hortolandia.sp.gov.br, onde há um link com a Receita Federal para fazer uma simulação do valor aproximado da doação, além de gerar o boleto para efetuar o pagamento da doação.
Quem quiser conhecer as entidades favorecidas, em Hortolândia, basta acessar o site do CMDCA: www.cmdcahortolandia.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3965-1438 ou 3819-4048 ou pelo e-mail cmdca@hortolandia.sp.gov.br.
As entidades beneficiadas pelo Fumcria de Hortolândia incluem a Asbafe (Associação Batista Fruto da Esperança), Casa Betânia da Paz, CCSP (Centro Comunitário São Pedro), CCART (Centro de Convivência, Aprendizagem, Reabilitação e Trabalho), PGMH (Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia), Moriah (Associação Beneficente Pedra Viva Centro de Treinamento Integral), Associação Casa da Criança Feliz, Contato Obras Sociais e Educacionais, IESERHR (Instituto Educacional de Assistência Social dos Evangélicos de Hortolândia e Região),ADRA– Núcleo de Crianças “Vinde a Mim”, APM do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”), Arja (Aliança Revolucionária Jovens em Ação), OSCAH (Organização da Sociedade Civil Amigos de Hortolândia) e Cadefi (Casa de Apoio ao Deficiente Físico).

Quarta-feira, 25 de Março de 2020

Veja Também

Moradores doam 560 kg de alimentos a famílias circenses paradas em Sumaré

Trupe do Circo Portugal não pode se apresentar desde o último dia 24; campanha foi ...