Delegacia da Federal de Piracicaba restringe a emissão de passaportes

Medida foi aplicada como prevenção ao coronavírus; atendimento será mantido somente em casos urgentes

Por conta das medidas de prevenção do novo coronavírus, a Polícia Federal cancelou as emissões de passaportes. Somente serão mantidas nos casos previamente agendados e desde que comprovada viagem nos próximos 30 dias. O solicitante que não possui extrema necessidade, como viagem programada não será atendido enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública. Ele deverá apenas aguardar novas orientações. Não será necessário cancelar o atendimento, pois ele poderá ser reagendado posteriormente. A taxa paga pode ser utilizada por cinco anos e, tão logo o serviço comece a ser restabelecido, novas orientações serão disponibilizadas no site da PF.
A delegada-chefe da Delegacia da Polícia Federal de Piracicaba, Melissa Maximino Pastor, informou que a entrega de documentos a estrangeiros e de passaportes prontos continua funcionando normalmente, assim como emissão de certidões necessárias ao exercício de direitos.
A PF informou que a entrega dos documentos continuará sendo feita. “Porém, é importante lembrar que o solicitante possui um prazo de 90 dias, a partir do dia do atendimento de solicitação, para buscar o passaporte pronto. Isso significa que não é necessário ter pressa”, enfatiza a instituição.
“Desde que não ultrapasse esses 90 dias, recomendamos que o solicitante aguarde o quanto puder. Esse cuidado reduzirá o trânsito de pessoas nesse momento, medida que é crucial diante do estado de emergência de saúde pública, reforça o órgão.

ATENDIMENTO
A Polícia Federal também esclareceu que estão suspensas a requisição de posse de arma de fogo, fiscalizações em instituições financeiras promovidas pela Comissão de Vistoria e controle de produtos químicos.
Segundo a delegada, com relação ao atendimento, somente serão realizados aos estrangeiros, nos casos urgentes (para salvaguarda de direitos), tendo ocorrido a suspensão de prazos.
“Já quanto aos passaportes, os atendimentos somente serão realizados nos casos previamente agendados e desde que comprovada viagem nos próximos 30 dias”, informou a delegada.
Na quinta-feira, 18 de março, a PF publicou em seu site na internet orientações importantes para a população. Estão disponíveis, na página eletrônica do órgão, esclarecimentos sobre o procedimento indicado aos solicitantes de passaporte, com relação ao agendamento de atendimento, ao atendimento e sobre a retirada do documento pelo link http://www.pf.gov.br/servicos-pf/servicos-pf/passaporte/alerta_corona#portal-column-content.

Sábado, 21 de Março de 2020

Veja Também

Guarda Civil prende acusado de vários roubos em Nova Odessa

Rapaz de 18 anos foi preso após bater carro em fuga em uma árvore; comparsa ...