Após 1º caso no Brasil, Sumaré reforça plano de ações para enfrentar coronavírus

Objetivos do projeto na cidade são a prevenção da doença, assistência e atendimento de possíveis pacientes

Visando tranquilizar a população e estar preparada para prestar o auxílio necessário aos moradores, a Prefeitura de Sumaré reforçou o plano de ações para o enfrentamento do novo coronavírus. Os objetivos do projeto na cidade são a prevenção da doença, assistência e atendimento de possíveis pacientes suspeitos. O município não registrava casos suspeitos até ontem (27/02). No dia anterior, havia sido confirmado o primeiro caso da doença no Brasil, de um morador de São Paulo que esteve na Itália.
Caso algum paciente de Sumaré apresente sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e tenha histórico de viagem para locais com transmissão local, como a China, ou tenha tido contato próximo com pessoa com caso suspeito, a orientação é para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência.
Todas as Unidades de Saúde de Sumaré estão aptas e preparadas e vão destinar vagas diárias para atender os suspeitos e os colaboradores capacitados para receber os pacientes. Ao procurar a UBS, serão avaliados se os sintomas indicam alguma probabilidade de infecção por coronavírus, e tomadas todas as providências para a notificação e coleta de material para o exame laboratorial.
Além disso, novas capacitações estão sendo ofertadas aos colaboradores e nas Unidades de Saúde foram fixados materiais de orientação. Na urgência e emergência, uma grade de transferência dos quadros respiratórios graves (que necessitam de intubação, por exemplo) foi montada para que esses casos sejam remanejados para hospitais da região.
“Sumaré está preparada para atender com qualidade qualquer paciente que apresente sintomas ou que necessite de auxílio. Queremos tranquilizar a população. Nossas unidades e colaboradores foram capacitados e estão de prontidão para prestar um atendimento adequado e eficiente. Porém, nosso objetivo é continuar registrando zero casos de suspeitos e para isso continuamos em alerta e trabalhando incansavelmente. Também contamos com a colaboração da população para que siga algumas medidas de prevenção e, em caso de suspeita, procure imediatamente a unidade de referência mais próxima de casa”, disse o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
O Ministério da Saúde recomendou evitar viagens à China como forma de prevenir contaminações. No entanto, as precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas.

ESTADO E REGIÃO
A Secretaria de Estado da Saúde registrava na quinta-feira (27) 85 casos suspeitos do novo coronavírus em avaliação, além do caso confirmado do dia anterior. Do total de suspeitos em SP, a maioria tem histórico de viagem à Itália (55). Os demais passaram por Espanha (2), Singapura (1), Portugal (1), Alemanha (6), França (4) e China (2), entre outros. Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem ou contato com caso suspeito. Entre as 85 pessoas, 47 residem na Capital. Há também três casos suspeitos em Campinas e um em Valinhos. A Prefeitura de Americana também confirmou ontem que investiga um caso suspeito na cidade.

PRECAUÇÕES PARA EVITAR CONTÁGIO
• Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após o contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
• Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano)
• Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
• Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
• Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
• Manter ambientes muito bem ventilados
• Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
• Evitar contato com animais selvagens ou doentes

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020

Veja Também

Paulínia prorroga quarentena até dia 22 e justifica medida a comerciantes

Representantes da Prefeitura se reuniram com empresários para justificar fechamentos dos não essenciais por mais ...