Rede Municipal de Sumaré vai oferecer aulas de empreendedorismo do Sebrae

Prefeito Luiz Dalben assinou convênio com Sebrae-SP para oferecer aulas de empreendedorismo na Rede Municipal

O prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS) assinou na manhã de sexta-feira, dia 14 de fevereiro, junto com representantes do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo), convênio através do qual serão oferecidas aulas de empreendedorismo com a metodologia JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) nas 36 escolas da Rede Municipal de Educação, já a partir deste semestre.
Sumaré se torna, assim, a primeira das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a ter 100% da sua Rede Municipal de Ensino atendida pelo programa, que vai beneficiar cerca de 14 mil alunos do Fundamental 1 e 2, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) da cidade.
Também participaram do encontro o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Guilherme Campos, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Padovani, e Educação, Mirela Medeiros, e o deputado estadual Dirceu Dalben (PL), de Sumaré.
Os professores da Rede Municipal receberão, durante o mês de março, uma capacitação específica para passar o conhecimento aos alunos. Eles serão os responsáveis por trabalhar em sala de aula, a partir do mês de abril e ao longo do ano letivo, os conteúdos previstos pelo JEPP.
Todo o material didático será fornecido pelo Sebrae-SP. O convênio prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos. Será oferecida uma aula semanal sobre o tema dentro da proposta do Jovens Empreendedores Primeiros Passos, programa do Sebrae-SP criado com a finalidade de disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil.
“Esse convênio firmado com o Sebrae fortalece ainda mais a nossa Rede Municipal de Ensino, que já é referência em muitos projetos. Essa é também a oportunidade de qualificar a nossa Rede Municipal, inclusive de agregar essa formação ao currículo dos professores. O projeto será desenvolvido com alunos de todas as regiões, oferecendo a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Agradeço ao Sebrae por confiar em nós e nos ajudar a ofertar chances de qualificação e inserção no mercado de trabalho”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
O curso incentiva comportamentos empreendedores, além de estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mundo do trabalho por meio de uma postura empreendedora e autônoma.
“Este é um projeto inovador e destinado a fomentar a Educação e a cultura empreendedora e, mais uma vez Sumaré sai na frente, ao implantá-lo na Rede Municipal, beneficiando alunos do primeiro ao nono ano, Ensino Médio e EJA. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura ao ofertar educação de qualidade na Rede Municipal, contribuindo para que os alunos possam ser protagonistas de sua própria história”, comentou o deputado Dirceu Dalben.
De acordo com o diretor de administração e finanças do Sebrae-SP, Guilherme Campos, o JEPP tem como objetivo criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. “Por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, explicou.

Sábado, 15 de Fevereiro de 2020

Veja Também

Prefeitura de Sumaré recebe R$ 3,6 milhões para obras de recapeamento

Secretário de Estado Marco Vinholi e deputado estadual Dirceu Dalben vieram a Sumaré para assinar ...