BRK usa robôs subaquáticos para verificar as estruturas dos reservatórios de Sumaré

Tecnologia será utilizada pela 1ª vez no município ao longo deste final de semana, nos reservatórios do sistema da ETA do Parque Itália

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de Água e Esgoto de Sumaré, vai realizar neste final de semana, dias 15 e 16 de fevereiro, inspeções nos reservatórios do sistema da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, localizada no Parque Itália e responsável pelo abastecimento de 70% da população da cidade. Para realizar as verificações, a concessionária irá utilizar uma tecnologia inédita no município. São robôs subaquáticos responsáveis por vistoriar as condições estruturais dos reservatórios.
Operados por especialistas que vão estar na superfície, os robôs vão entrar nos reservatórios ainda cheios e registrar as estruturas por meio de câmeras que capturam imagens em alta definição. Por meio das imagens registradas pelos robôs, será possível observar como está a situação das paredes, fundo, tampas, entradas e saídas de água, impermeabilização, além de outros dispositivos, como reguladores de níveis dos reservatórios.
“É uma maneira mais segura de realizar o trabalho, já que não há a necessidade de um funcionário trabalhando em espaço confinado, o que é considerada uma atividade de alto risco. Além disso, uma vez que os reservatórios serão inspecionados com água, evita que ocorra o esvaziamento dos mesmos, reduzindo grandes paradas no abastecimento de água da população”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré.
Antes de serem colocados nos reservatórios, os robôs e todo o cabeamento passam por um processo de desinfecção. Além disso, os robôs ficam dentro de uma capa de proteção para evitar qualquer contaminação da água.
Por conta da intervenção, o abastecimento de água neste domingo, dia 16, pode sofrer oscilações. Isso porque o reservatório que será inspecionado utiliza o sistema de bombeamento para encaminhar para as redes de distribuição. Para a utilização do robô subaquático será necessário desligar a bomba. “A bomba em funcionamento gera uma movimentação na água, o que prejudicaria a visibilidade do interior do reservatório além da operação do robô”, explica Mangabeira.
Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite deste próprio domingo, dia 16. Os bairros que podem ser afetados são: Residencial Emilio Bosco, Condomínio Jatobá, Jardim Barcelona, Jardim Casa Verde, Jardim das Estâncias, Jardim Eunice, Jardim Martins, Jardim Minesotta, Jardim Nova Terra, Jardim Paraíso 1, Jardim Paraíso 2, Jardim Santa Clara, Jardim Santa Julia, Jardim Santa Rosa, Jardim São Geronimo, Jardim São Luis, Parque Fantinatti, Parque Residencial Regina, Residencial Ideal Flamboyant, Residencial Parque Pavan, Vila Diva, Chácara Novo Horizonte, Parque Progresso 1, Parque Progresso 2, Conjunto Habitacional CDHU, Jardim Aclimação, Jardim Bom Retiro, Jardim São Judas Tadeu 1, Parque Bandeirantes, Residencial Recanto das Árvores, Vila Operária, Jardim Dall’Orto e Parque Residencial Salerno.
A inspeção realizada neste sábado, dia 15, será em um reservatório que faz a distribuição por meio da gravidade, sem a utilização de bomba e, por isso, não será necessária a interrupção no abastecimento de água. “Com as imagens em mãos, nossos especialistas vão avaliar quais são as melhorias necessárias em cada reservatório e, com isso, direcionar os investimentos para garantir o pleno abastecimento da população e com água de qualidade”, complementa o diretor.
Em caso de dúvidas, o consumidor deve ligar para o telefone 0800 771-0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

INSPEÇÃO
Na próxima semana a concessionária irá realizar a inspeção em mais dois reservatórios, sendo um localizado na ETA 2 e outro no Centro de Reservação do Jardim Callegari. A concessionária irá utilizar a mesma tecnologia e informará com antecedência sobre a necessidade de interrupção no abastecimento de água.

Sábado, 15 de Fevereiro de 2020

Veja Também

Prefeitura de Sumaré recebe R$ 3,6 milhões para obras de recapeamento

Secretário de Estado Marco Vinholi e deputado estadual Dirceu Dalben vieram a Sumaré para assinar ...