Vestibular Unicamp encerra 2ª fase com a menor abstenção em 8 anos

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) encerrou na segunda-feira, dia 13 de janeiro, a 2ª fase do Vestibular Unicamp 2020, com a prova de Matemática, as questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da prova específica relacionada ao curso escolhido. No total, 12.106 candidatos fizeram o exame e o índice de abstenção, de 10,9%, foi o menor desde o Vestibular 2012.
No ano passado, a abstenção registrada no segundo dia da segunda fase foi de 13,6%. Neste ano, dos 13.589 aprovados para a segunda fase, 1.483 estudantes não compareceram. Em Campinas a abstenção fechou em 9% e em São Paulo 11%. A cidade com menor índice de ausentes este ano foi Jundiaí, com apenas 7,8%.
De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, uma das explicações para o baixo índice de ausentes pode ser a redução da segunda fase do Vestibular Unicamp de três para dois dias. “Era um dos nossos objetivos fazer uma prova que não se alongasse por vários dias, considerando que muitos candidatos trabalham ou têm outras atividades ao longo da semana, porém o principal aspecto que a abstenção baixa demonstra é que os candidatos se identificaram com a nova proposta de prova”, avaliou José Alves.
As provas estão disponíveis na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br) e as respostas esperadas serão divulgadas na internet, a partir da quinta-feira (16/01). A primeira chamada será divulgada no dia 10 de fevereiro, para matrícula eletrônica no dia 11 de fevereiro. Estão previstas até 10 chamadas.
Na parte da prova específica relacionada à área do curso escolhido, os estudantes responderam às seguintes questões: candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química; candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química; candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia.

ALTERAÇÃO DE DADOS
Os candidatos que necessitem corrigir algum dado da ficha de inscrição deverão utilizar o formulário específico, disponível na página eletrônica da Comvest até as 23h59 do dia 14 de janeiro.
As provas da segunda fase foram aplicadas em dois dias consecutivos (12/01 e 13/01), em 22 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2020. Este ano, 66.833 candidatos fizeram a prova da primeira fase, na disputa por uma das 2.570 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2020

Veja Também

Prefeitura de Sumaré promove hoje mais uma edição da Feira do Luar

Nessa quarta-feira, dia 22 de janeiro, acontece mais uma edição da já tradicional Feira do ...