Projeto ‘Ver e Viver’ entrega óculos para alunos das escolas municipais

Boa visão impacta diretamente no desempenho escolar de uma criança. Com apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio das secretarias Municipais de Educação e Saúde, a indústria Belgo Bekaert e a Fundação ArcelorMittal entregaram gratuitamente no dia 09 de dezembro (uma segunda-feira), cem óculos aos alunos de escolas municipais. A ação aconteceu nas EMs (Escolas Municipais) José de Anchieta, Lasquinha de Gente, Palhacinho Dengoso, Martha Smolli e Alcione Aparecida Fernandes Pereira.
Trata-se do Programa “Ver e Viver”, que busca detectar e tratar problemas visuais em crianças e adolescentes. Neste ano, o projeto contemplou 800 alunos matriculados no Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. Após testes de acuidade visual, foi feito o encaminhamento de 140 crianças – que tinham sido diagnosticadas no primeiro semestre com algum tipo de problema na visão – para consulta com oftalmologista e doação dos óculos.
Para o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS), o programa “é de extrema importância para detectar precocemente problemas visuais, permitindo o tratamento antecipado”. “Muitos alunos não sabem que apresentam necessidades ou não possuem condições de adquirir óculos. Agradecemos a BMB e ArcelorMittal, parceiras importantes nesta ação social. Esse Projeto tem sido fundamental para conseguirmos evitar que uma possível alteração na visão, facilmente detectável na infância, fique mais grave e prejudique a vida do estudante, reduzindo dificuldades de aprendizado e socialização”, comentou o chefe do Executivo.

PROGRAMA
O “Ver e Viver” foi implantado em 1997 pela ArcelorMittal Piracicaba. A partir de 2000, foi expandido e passou a ser gerido pela Fundação ArcelorMittal Brasil. Atualmente, é realizado em mais de 25 cidades brasileiras. O programa busca detectar e tratar problemas visuais em alunos do ensino fundamental. Testes de acuidade visual são aplicados por educadores e profissionais de saúde capa citados e, em caso de necessidade, os estudantes são encaminhados a consultas médicas. O programa, que inclui a doação de óculos, influencia diretamente o rendimento escolar de crianças e adolescentes que poderiam ter a aprendizagem prejudicada por algum problema visual.

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019

Veja Também

Prefeitura de Sumaré promove hoje mais uma edição da Feira do Luar

Nessa quarta-feira, dia 22 de janeiro, acontece mais uma edição da já tradicional Feira do ...