Câmara Jovem apresenta à Prefeitura 49 propostas para melhorar Paulínia

Os vereadores jovens de Paulínia encerraram as atividades do ano no último dia 25 de novembro, em reunião na Prefeitura com o prefeito Du Cazellato (PSDB), com a entrega de todas as 49 propostas apresentadas em 2019 no decorrer das atividades do projeto de participação desenvolvido pela Câmara Municipal. O encontro concluiu o trabalho iniciado em março com os estudantes beneficiados pelo projeto, quando escolas da cidade foram convidadas a promover eleições internas. Os temas envolveram problemas em instituições de ensino e sugestões nas áreas de Educação, Cultura, Transporte, Lazer e Esporte, entre outros assuntos.
Nos meses seguintes à posse, os alunos eleitos tomaram posse, participaram de oficinas, visitaram a Assembleia Legislativa de São Paulo e votaram vários temas em três sessões. Na segunda-feira, foi o momento de os alunos entregarem todas as propostas votadas ao Poder Executivo.
Os membros da Câmara Jovem foram recebidos pelo prefeito e pelas secretárias de Educação, Meire Muller, e de Assistência Social e Cidadania, Rita Coelho. O vereador Fábio Valadão (PRTB), autor do projeto, representou o Poder Legislativo. Como parlamentares, os jovens puderam se apresentar, defender ideias, sugerir melhorias e tirar dúvidas.
As discussões envolveram temas abrangentes como Educação, Transporte Público, Cultura, Esporte e lazer. Ao todo, foram apresentadas 35 indicações (sugestões), 11 requerimentos (cobranças de informações e medias), 2 moções (agradecimentos) e 1 Projeto de Lei, sobre a criação de um Banco de Voluntários das Escolas Públicas, para interessados em desenvolver projetos voluntários extracurriculares, como aulas de música, idiomas, esportes e artesanatos.
Além do encontro no gabinete do prefeito, os integrantes conheceram os trabalhos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Mais do que simular a atividade legislativa, a Câmara Jovem de Paulínia tem como objetivo chegar a ouvir a população jovem e alcançar resultados concretos para a cidade.
“Lembro quando demos o pontapé inicial neste projeto na Câmara que começou com quatro escolas e agora já conta com seis colégios participantes. Acredito que o futuro passa pela conscientização de todos e é satisfatório ver o quanto eles aprenderam durante este ano”, comentou Cazellato.

O PROJETO
A Câmara Jovem integra o Programa Pequeno e Jovem Cidadão, criado por Resolução Municipal em 2017, com o objetivo de estimular estudantes a debaterem e apresentarem propostas de melhorias para as escolas onde estudam e também para toda a comunidade.
Cada escola participante elege um ou mais representantes por meio de eleição interna, totalizando 15 vereadores jovens na cidade. Os eleitos e seus suplentes têm atividades para compreender o funcionamento dos três Poderes e entender como podem apresentar sugestões. Também participam de reuniões, visitas a órgãos públicos e sessões do Poder Legislativo, sempre acompanhados por profissionais do setor técnico da Câmara Municipal.
Neste ano, seis escolas foram parceiras no projeto, sendo duas municipais, duas estaduais e duas particulares: EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, EE Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, EE Residencial São José, Colégio Integral e Colégio Metropolitan Paulinense.
Em 2020, serão abertas as inscrições para interessados em participar da terceira edição da iniciativa. Todas as propostas da Câmara Jovem 2019 podem ser consultadas em https://www.camarapaulinia.sp.gov.br/cmp/wp-content/uploads/2019/11/C%C3%A2mara-Jovem-Propostas-2019.pdf. Contatos podem ser feitos pelo e-mail cerimonial@camarapaulinia.sp.gov.br.

Domingo, 8 de Dezembro de 2019

Veja Também

Prefeitura de Sumaré promove hoje mais uma edição da Feira do Luar

Nessa quarta-feira, dia 22 de janeiro, acontece mais uma edição da já tradicional Feira do ...