Canil da GCM de Sumaré é campeão no 1º Torneio de Cães de Polícia

Equipe sumareense também se classificou em 1º e 2º lugar em “abordagem policial” e 1ª em “faro” na competição realizada pela corporação de Monte Mor

A equipe de Canil do Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da GCM (Guarda Civil Municipal) de Sumaré foi a campeã na classificação geral do 1º Torneio de Cães de Polícia realizado no último sábado (dia 30 de novembro), na cidade de Monte Mor. Os guardas Herivelto Silva Canhete (coordenador do Canil), Marcos Eduardo Tenório e Márcio de Souza Soares e o pastor belga de malinois Colt conquistaram o primeiro lugar na modalidade “Faro”, a segunda posição na “Abordagem Policial” e a quarta colocação em prova com “Obstáculo”.
Já os guardas André Feliciano da Silva, Rafael Pereira de Souza e Itamar Vasconcelos com o malinois Yuri, garantiram o primeiro lugar na modalidade “Abordagem Policial”. O veterano Max (pastor cinza) também participou com a mesma equipe, mas não pontuou. Ele se despediu das competições e deve se aposentar das atividades na corporação. A GCM de Sumaré recebeu como prêmio, o filhote do malinois Wotan – considerado a estrela do plantel da corporação de Monte Mor – e deverá será o futuro substituto do Max.
A competição em Monte Mor contou com a participação de 33 equipes de 17 cidades, sendo Sumaré, Campinas, Jundiaí e São Paulo, e ainda as equipes do Garra (Grupo Armado de Repressão à Roubos e Assaltos) da Polícia Civil de Franco da Rocha e 2º Batalhão de Polícia do Exército de Osasco.
O secretário de Segurança de Monte Mor Adelício Paranhos disse que o torneio foi excelente e superou as expectativas. “A organização foi impecável. Pelo menos 2 mil pessoas passaram pelo evento. Tivemos uma recepção em toda cidade. Além da arrecadação de 360 quilos de ração para cães e gatos que foram doados à ONG Eu amo Patinhas, de Monte Mor. Apesar de ser facultativo, tivemos uma participação importante da comunidade. Já recebemos cobrança para fazermos a próxima edição”, disse Paranhos.
Ele disse ainda que apesar de não participar da competição, o Wotan fez a abertura das pistas. “Como organizadores, não seria justo a nossa participação, mas várias pessoas pediram pela apresentação do Wotan”, disse o secretário.
Paranhos disse ainda que a vitória de Sumaré foi justa. “Nossas corporações realizam ações e treinamentos conjuntos. Isso mostra a interação entre as corporações”, completou o secretário.
O evento também contou com animação de mascote de cão, praça de alimentação, expositores, espaço kids e aproximadamente R$ 4,5 mil em sorteio de brindes.
“Parabéns às nossas equipes pelo profissionalismo e dedicação com o trabalho desempenhado em nossa cidade. Os cães da nossa Romu são mesmo extraordinários, auxiliando a Guarda Municipal e a Polícia Militar em diversos tipos de ocorrências e dando um show de simpatia nos eventos de demonstração”, disse o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
O secretário de Segurança Ricardo Zequin ressaltou que os GCMs que fazem parte do Canil são dedicados tanto nas atividades da corporação como, como na dedicação com os animais. “Os GCMs mais uma vez demonstrou empenho na competição e nas atividades”, enfatizou Zequin.
Para o coordenador do Canil os cães superaram as expectativas. “O Colt recebeu seus primeiros troféus na competição. Ele foi brilhante. Não sou o seu condutor, mas participei da competição e o cão surpreendeu”, disse Canhete.
Itamar destacou as equipes de alto nível da competição. “Na competição de faro, por exemplo, tinham cerca de 30 caixas e apenas duas delas com odor de droga. Somente três cães marcaram os dois pontos. Um deles foi o Colt”, afirmou o GCM.
Atualmente, o Canil de Sumaré conta com sete cães. Quatro deles da raça pastor belga de malinois (Yuri, Colt, Black e Goran), um pastor cinza (Max), um border collie (Scott ) e o husky siberiano (Capitão), que foi doado pelo prefeito Luiz Dalben à Guarda Civil Municipal de Sumaré.

Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2019

Veja Também

2º Sabores de Hortolândia movimenta mais de R$ 4 mi no setor gastronômico

Durante Roteiro Gastronômico deste ano, foram servidas 124 mil refeições nos 110 estabelecimentos inscritos durante ...