Com 60,13% recadastrados, Cartórios da região fazem plantão da biometria

Unidades de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia atendem eleitores neste sábado e domingo; em Sumaré ainda não é obrigatório

Está chegando perto o prazo final para eleitores de quatro cidades da área de cobertura do Jornal Tribuna Liberal realizarem o cadastramento biométrico do título eleitoral. Os cartórios eleitorais das 319 cidades que finalizam a biometria obrigatória em 19 de dezembro atendem os eleitores neste sábado (30/11) e domingo (1º/12), das 8h às 14h. É mais uma chance para os eleitores cadastrarem as digitais e evitar o cancelamento do título. Na lista, estão Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia. Nestas cidades, a revisão biométrica do eleitor será critério obrigatório já na próxima eleição, em 2020.
Até ontem, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 306.921 dos 510.395 eleitores das cidades de Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia já haviam coletado a biometria, representando 60,13% do total. Faltavam 203.474 eleitores, ou 39,87% do total. O maior comparecimento até o momento é em Monte Mor, com 72,07% de eleitores já recadastrados, e o menor, é em Sumaré (onde a biometria ainda não é obrigatória neste ano), com apenas 49,79% de recadastramento.
O eleitor que busca o atendimento da Justiça Eleitoral deve agendar previamente dia e hora para comparecer ao seu Cartório Eleitoral, Poupatempo ou posto de atendimento. O agendamento é feito através do site www.tre-sp.jus.br. É necessário comparecer na data marcada com um documento original oficial de identificação, comprovante de residência em nome próprio e recente e o título eleitoral, caso já o possua.
Quem tem dúvidas se precisa ou não fazer o cadastro biométrico, basta observar se no título de eleitor está escrito “Identificação Biométrica”. Isso porque os títulos emitidos desde 2015 já têm este cadastro. O uso da revisão biométrica no momento do voto possibilita mais segurança ao eleitor, com a garantia de que ninguém pode votar no seu lugar. Nas 82 cidades que finalizaram na sexta-feira (29/11) e nas que já concluíram a biometria, não haverá atendimento durante o plantão deste final de semana.
Além dos plantões aos finais de semana, em Hortolândia, por exemplo, o Cartório Eleitoral passa a ficar aberto diariamente das 8h30 às 21h. O endereço é Rua Luiz Camilo de Camargo, nº 50, no prédio onde funcionava o antigo Banco do Brasil. Em Monte Mor, a unidade fica na Rua Siqueira Campos, nº 65, no Centro. Em Nova Odessa, o Cartório está na Rua Valdemar Ignowski, 62/66, no Bosque Dos Cedros. E em Paulínia, na Avenida Nove de Julho, nº 158, no Nova Paulínia.
Quem não realizar o cadastramento dos dados biométricos (foto e digitais) terá o título cancelado. O cancelamento do título impossibilita o eleitor de votar e gera outros impedimentos na vida civil, tais como: obter passaporte, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas em instituições de Ensino oficiais.
Cidades como Sumaré, Campinas e Americana ainda não estão na lista dos municípios onde a biometria é obrigatória. Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), “eleitores da capital e de 58 municípios paulistas podem realizar o cadastramento biométrico com tranquilidade e planejamento, pois, nessas cidades, ainda não há prazo definido para conclusão do procedimento. Elas contarão com a identificação biométrica apenas nas eleições 2022”.

Sábado, 30 de Novembro de 2019

Veja Também

PL aprovado dá segurança a clientes e empresas prestadoras de serviços

Proposto por Dudú Lima, projeto obriga empresas a enviar a identificação e notificação dos funcionários ...