Com 60,13% recadastrados, Cartórios da região fazem plantão da biometria

Unidades de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia atendem eleitores neste sábado e domingo; em Sumaré ainda não é obrigatório

Está chegando perto o prazo final para eleitores de quatro cidades da área de cobertura do Jornal Tribuna Liberal realizarem o cadastramento biométrico do título eleitoral. Os cartórios eleitorais das 319 cidades que finalizam a biometria obrigatória em 19 de dezembro atendem os eleitores neste sábado (30/11) e domingo (1º/12), das 8h às 14h. É mais uma chance para os eleitores cadastrarem as digitais e evitar o cancelamento do título. Na lista, estão Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia. Nestas cidades, a revisão biométrica do eleitor será critério obrigatório já na próxima eleição, em 2020.
Até ontem, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 306.921 dos 510.395 eleitores das cidades de Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia já haviam coletado a biometria, representando 60,13% do total. Faltavam 203.474 eleitores, ou 39,87% do total. O maior comparecimento até o momento é em Monte Mor, com 72,07% de eleitores já recadastrados, e o menor, é em Sumaré (onde a biometria ainda não é obrigatória neste ano), com apenas 49,79% de recadastramento.
O eleitor que busca o atendimento da Justiça Eleitoral deve agendar previamente dia e hora para comparecer ao seu Cartório Eleitoral, Poupatempo ou posto de atendimento. O agendamento é feito através do site www.tre-sp.jus.br. É necessário comparecer na data marcada com um documento original oficial de identificação, comprovante de residência em nome próprio e recente e o título eleitoral, caso já o possua.
Quem tem dúvidas se precisa ou não fazer o cadastro biométrico, basta observar se no título de eleitor está escrito “Identificação Biométrica”. Isso porque os títulos emitidos desde 2015 já têm este cadastro. O uso da revisão biométrica no momento do voto possibilita mais segurança ao eleitor, com a garantia de que ninguém pode votar no seu lugar. Nas 82 cidades que finalizaram na sexta-feira (29/11) e nas que já concluíram a biometria, não haverá atendimento durante o plantão deste final de semana.
Além dos plantões aos finais de semana, em Hortolândia, por exemplo, o Cartório Eleitoral passa a ficar aberto diariamente das 8h30 às 21h. O endereço é Rua Luiz Camilo de Camargo, nº 50, no prédio onde funcionava o antigo Banco do Brasil. Em Monte Mor, a unidade fica na Rua Siqueira Campos, nº 65, no Centro. Em Nova Odessa, o Cartório está na Rua Valdemar Ignowski, 62/66, no Bosque Dos Cedros. E em Paulínia, na Avenida Nove de Julho, nº 158, no Nova Paulínia.
Quem não realizar o cadastramento dos dados biométricos (foto e digitais) terá o título cancelado. O cancelamento do título impossibilita o eleitor de votar e gera outros impedimentos na vida civil, tais como: obter passaporte, tomar posse em concurso público, fazer empréstimos em bancos públicos e matrículas em instituições de Ensino oficiais.
Cidades como Sumaré, Campinas e Americana ainda não estão na lista dos municípios onde a biometria é obrigatória. Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), “eleitores da capital e de 58 municípios paulistas podem realizar o cadastramento biométrico com tranquilidade e planejamento, pois, nessas cidades, ainda não há prazo definido para conclusão do procedimento. Elas contarão com a identificação biométrica apenas nas eleições 2022”.

Sábado, 30 de Novembro de 2019

Veja Também

Sobreviventes da Covid que atuam na Saúde contam luta para vencer doença

Somente no Samu da cidade, 16% dos profissionais foram contaminados pelo novo coronavírus, apesar de ...