Guarda de Sumaré deve passar a contar com sistema de rádio digital

Implantação da nova tecnologia, que opera com GPS, deve ser viabilizada por meio de recursos da Agemcamp no período de 4 a 6 meses

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Sumaré deve adotar em breve um sistema de rádio digital na corporação que conta com tecnologia GPS, por meio dos rádios portáteis (HTs), permitindo ao controlador visualizar o local exato onde cada viatura se encontra, propiciando agilidade em casos de emergência. Na quarta-feira (06/10), o secretário de Segurança Ricardo Zequin, que coordenará a implantação no município, visitou a corporação de Cabreúva-SP, que já usa a tecnologia desde 2016. Os recursos para a implantação do novo sistema serão provenientes de convênio com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).A previsão de implantação na cidade é de quatro a seis meses.
Zequin considerou vários pontos importantes do sistema digital. Um deles é a segurança, pois dificulta ouvir a frequência das comunicações da corporação municipal. “Nosso atual sistema ainda é o analógico e, portanto, já está ultrapassado. A partir da migração para o digital, a tecnologia evitará, por exemplo, ouvir na mesma frequência que a nossa corporação. Caso haja perda de um HT, por exemplo, conseguiremos bloquear toda a transmissão. Da mesma forma, ocorrerá quando houver a necessidade de que uma viatura passe por manutenção. Durante o tempo em que permanecer fora da nossa corporação, nosso sistema fi cará inoperante.
O secretário explicou ainda que a tecnologia também abre a possibilidade de dois canais de comunicação, que poderão ser usados pela GCM e Corpo de Bombeiros Municipal, sem que uma precise ouvir a comunicação da outra.

IMPLANTAÇÃO
Zequin ressaltou o trabalho do deputado Dirceu Dalben (PL) na agilização dos recursos por meio da Agemcamp. “O apoio do deputado foi muito importante para conseguirmos esse novo passo para a corporação sumareense. O processo licitatório para a aquisição dos equipamentos já está aberto, e pretendemos concluir a implantação no período de até seis meses”, disse o secretário.
Segundo ele, a pedido do prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS), uma comitiva de GCMs de Sumaré visitou a corporação de Cabreúva, que adotou o sistema desde 2016. “Pretendemos instituir esse sistema de rádio de comunicação digital em Sumaré, porque é o mais moderno, eficiente e seguro que existe na atualidade. Queremos facilitar o trabalho da nossa Guarda Municipal, especialmente o contato em áreas mais afastadas”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Pelo sistema digital, todos os rádios estarão interligados ao Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento da GM, garantindo ampla cobertura em todas as regiões do Município. “Vai assegurar a comunicação mais rápida entre a Cecom (Centro de Comunicação) da corporação e as viaturas em serviço pelo município”, finalizou o secretário.

TABLET
A GCM de Sumaré já opera via tablet. O serviço online otimiza e diminui consideravelmente a burocracia e o uso de papel. Isso gerou praticidade, tendo em vista que os guardas não precisam mais sair da corporação com várias folhas de papel nem fazer os registros à mão.
O uso do equipamento representa um avanço no quesito segurança e faz parte do sistema implantado em julho do ano passado pela Administração Municipal – a nova Cecom da Guarda – base operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências.
O novo sistema foi desenvolvido pela própria equipe de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura e permite um melhor gerenciamento das informações, mapeamento mais específico das ocorrências e direcionamento do patrulhamento.
Todas as viaturas estão equipadas, proporcionando praticidade e agilidade na execução dos serviços. Além de gerar melhorias significativas na atuação dos guardas municipais, o uso propiciou um ganho quanto à burocracia e a geração de estatísticas e mapeamento dos locais de maiores índices no Município, já que não é mais necessário usar o modelo antigo de anotação em papel. Os telefones da Guarda Municipal são 153 e (19) 3873-2656. Todas as chamadas são registradas, gravadas e armazenadas com data, hora, tempo de espera e providência adotada, gerando número de protocolo e estatísticas.

INOVADOR
A implantação dos tablets na Guarda Municipal de Sumaré rendeu ao prefeito Luiz Dalben o título de “Projeto Inovador da RMC”. A premiação foi feita durante o 2º Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Campinas, realizado no dia 3 de outubro, em Vinhedo. Além do prefeito, participaram do encontro o secretário municipal de Segurança, Ricardo Zequin, e membros da equipe que elaborou o sistema de operações por meio dos tablets, e da GM.
O objetivo do título é valorizar iniciativas regionais de questões que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que geram resultados positivos para a gestão pública e vida dos cidadãos. O evento contou com a presença de prefeitos e autoridades da RMC, apresentações de projetos, workshop e palestras.
Para o prefeito, é uma honra receber esse título, que é de toda a equipe que trabalhou incansavelmente para viabilizar o serviço. “Este é o reconhecimento do trabalho, fruto de muito planejamento e esforço. O tablet integrado ao Cecom da Guarda Municipal foi mais um investimento visando contribuir de forma significativa para a segurança pública e proteção dos moradores de Sumaré. A tecnologia permite ação mais rápida e ajuda no planejamento preventivo nas áreas com mais problemas, atuando especificamente em cada região”, concluiu o chefe do Executivo.
A corporação também vai atuar na retomada da recolocação dos radares inteligentes por meio da tecnologia OCR na cidade.

Sexta-feira, 8 de Novembro de 2019

Veja Também

Rapaz é preso por tráfico de drogas e contrabando no Jardim Calegari

O motociclista J.V.E., de 18 anos, foi preso pela Polícia Militar e acusado de tráfico ...