????????????????????????????????????

Praça do Macarenko tem programação cultural nos dias 08 e 09 de novembro

Praça recebe mostra inédita do Aviva Cultura com a participação de artistas sumareenses; evento é da Acriart (Associação Cristã de Artistas)

A população de Sumaré terá nos próximos dias 08 e 09 de novembro, sexta e sábado, na Praça do Jardim Macarenko, uma ampla programação cultural gratuita. É a mostra inédita do Aviva Cultura, que contará com a participação de artistas sumareenses. O evento da Acriart (Associação Cristã de Artistas) será realizado via ProAC (Programa de Incentivo à Cultura Estadual) com o apoio da Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer.
O projeto chega pela primeira vez ao município para fomentar a cultura local, dentro da proposta de valorizar os artistas. A ação conta com o patrocínio do supermercado Covabra, por meio do ProAC, que garantirá a estrutura e a premiação aos vencedores do concurso que foram selecionados após uma curadoria detalhada.
“Essa Mostra do Aviva Cultura é uma excelente oportunidade para que os artistas sumareenses possam expor seus talentos nos mais diferentes estilos artísticos, como Dança, Teatro, Circo, Moda, Música, Artes Plásticas, entre outras modalidades”, destacou o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
A abertura tem início nesta sexta-feira (08), às 19h, com a exposição fotográfica “Sumaré Linha do Tempo”. As fotos antigas do município serão dispostas em ordem cronológica, já que a ideia é mostrar a evolução do povoamento através das fotografias. Na sequência haverá a apresentação do espetáculo de dança “Essência”.
Já no sábado (09), a programação tem início 9h, e reserva durante todo o dia a exposição dos trabalhos do artista plástico Alexandre Augusto Garia, com pinturas e gravuras. O público poderá assistir ainda a apresentação dos espetáculos “A Turma dos Sapecas”, que traz músicas infantis famosas e brincadeiras, com foco na valorização da amizade; e “Amor de Porteira”, cuja história se passa em um sítio do interior de Minas Gerais e mostra o desentendimento e a separação de João do Brejo e Maria Rosa.
Tem ainda a atividade recreativa inspirada nas gincanas televisivas, com provas de conhecimento através de jogos (perguntas e respostas, musicais, soletrando, bexigas, etc), num ambiente de interação, integração e aprendizagem. E muito malabarismo e arte circense, com Camila Cardoso Silva. O desfile de época prevê revelar a moda através dos tempos – 1910 a 2000 – seus fatos históricos e sua evolução.
Também serão exibidos figurinos de época e temas de filmes. A paródia “Papo de Caipira”, com Antônio Daniel do Carmo e Ana Pereira, é uma peça divertida que traz em cena o diálogo entre um casal de caipiras que, de um modo bem pitoresco, falam dos bichos da roça numa “prosa” cheia de duplo sentido. E terá ainda a apresentação musical “A arte conecta e transforma”, com Liane Carpani, que lançou seu primeiro álbum autoral em todas as plataformas de streaming em julho deste ano.

O CONCURSO
O critério de avaliação dos participantes do concurso Aviva Cultura foi levado em conta a originalidade e a criatividade. Os vencedores se apresentam nesta Mostra e serão premiados com valores de R$ 500 a R$ 1.500. O Aviva Cultura foi desenhado para propiciar um conjunto de atrações artísticas e culturais em diversas cidades do Estado de São Paulo, e Sumaré é um dos municípios a receber o projeto. Para o diretor do projeto, Fabiano Moreira, a vontade era selecionar todos.
“É muito difícil escolher só algumas obras, pois recebemos materiais impressionantes. Para não cometer injustiça, temos que ser bastante rígidos com os critérios de avaliação. No final, montamos uma programação multicultural, que fortalece os artistas e propicia a oportunidade de a população ter acesso a diferentes formas de arte”, disse.

Quinta-feira, 7 de Novembro de 2019

Veja Também

Com apoio da BRK, Festival de Iniciação Esportiva atende 530 alunos em Sumaré

Patrocinado pela concessionária BRK Ambiental, evento ocorreu na última sexta-feira na EMEF Professora Eliana Minchin ...