Sumaré e Hortolândia realizam ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo neste sábado

Acontece neste sábado, dia 18 de agosto, mais um “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Das 8 às 17 horas, as 23 Unidades de Saúde de Sumaré e todas da cidade Hortolândia estarão abertas para vacinação de crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A imunização também pode ser realizada de segunda a sexta-feira, até dia 31 de agosto, tanto nas unidades de Sumaré como Hortolândia.
A campanha tem como objetivo a atualização e reforço das vacinas contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo, a fim de manter o estado de eliminação dessas doenças em todo o país. “É muito importante que os pais mantenham as vacinas das nossas crianças em dia, protegendo-as contra doenças bastante agressivas. Nossas unidades de saúde estarão de portas abertas novamente neste sábado, dia 18 de agosto, auxiliando aqueles pais que trabalham e têm dificuldades de comparecer no postinho durante a semana”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.
O primeiro “Dia D” foi realizado em 4 de agosto. Desde então, já receberam a vacina contra a pólio 5.516 crianças e contra o sarampo, 5.477 – cerca de 38% do público alvo da campanha, que é de aproximadamente 14.200 crianças de 1 a 4 anos.
De modo geral, as vacinas devem ser evitadas em crianças com infecções agudas febris, alergia grave a algum componente das vacinas, reação grave à dose anterior, crianças imunodeprimidas e aquelas que estejam em contato com imunodeprimidos. Para as crianças que podem receber as doses, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima de casa, portando a carteirinha de vacinação.
A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 31 de agosto, porém, como as duas vacinas integram o Calendário Nacional de Vacinação Infantil, eles estão disponíveis o ano todo nos postos de saúde do município.

HORTOLÂNDIA
Em Hortolândia, todas as Unidades de Saúde da cidade também estarão abertas neste sábado, das 8h às 17h, para aplicação das duas vacinas, garantindo a imunização de crianças com idade entre um e quatro anos. Mesmo quem está com a carteirinha de vacinação em dia, deve ser vacinado nesta ação, que garante um reforço contra as doenças. É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação da criança à unidade de saúde para que as doses sejam anotadas. A Secretaria de Saúde de Hortolândia destaca a importância de as crianças serem vacinadas nesta ação e explica o porquê as campanhas de reforço são realizadas.
Conforme o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Antônio Roberto Stivalli, o ideal seria que todas as campanhas de rotina tivessem uma cobertura ampla. Porém, como a vacinação nunca atinge 100% do público alvo, com o passar dos anos acabam se formando bolsões de pessoas sem imunização contra determinadas doenças.
Além do Dia D, a vacinação gratuita contra Pólio e Sarampo acontece em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, até o dia 31 deste mês. Para a campanha, o município recebeu 11.200 doses das vacinas. A meta da Secretaria de Saúde é atingir 100% das crianças moradoras de Hortolândia, nesta faixa etária.

Veja Também

Samu de Sumaré doa quatro tendas de oxigênio para Santa Bárbara d’Oeste

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Sumaré doou quatro tendas de oxigênio ...