Faculdades Network têm palestra sobre Empreendedorismo com ‘Dr Zero Cost’

Personagem foi criado pelo empresário Ailton Vendramini, da VeCCon Empreendimentos e dono de duas startups em São Paulo

“Precisamos entender de gente”. Esse foi basicamente o foco da palestra sobre Empreendedorismo ministrada pelo “Dr Zero Cost” na noite de quarta-feira (15), no anfi teatro das Faculdades Network. Trata-se do personagem criado pelo empresário Ailton Vendramini, da VeCCon Empreendimentos e dono de dois startups em São Paulo. O palestrante falou para mais de 200 pessoas, entre acadêmicos, professores e convidados.
O personagem abriu a palestra recordando sua experiência vivenciada em solo estrangeiro, no ano de 1975; e seu início como empresário do ramo de transportes – com apenas 63 funcionários. “Não temos que ter o foco no cliente, e sim o foco do cliente”, comentou, afirmando que não adianta tentar empurrar o produto goela abaixo, “é preciso saber a diferença entre insistência e persistência a fi m de fazer a diferença no mercado”. “A persistência nos faz tentar outros caminhos para alcançar o objetivo, enquanto a grande sacada é não insistir.”
“Dr Zero Cost” pontuou trechos da obra literária de “O Patinho Feio” para ilustrar os pilares para quem deseja se tornar um empreendedor bem- -sucedido – ou seja, citou, em Inglês, a análise de Swot, garantindo ser o básico dos básicos para quem quer começar um negócio. “Temos que saber o porquê, resolver um problema, analisar o ambiente, conseguir recursos e manter uma equipe heterogênea”, disse.
O palestrante encerrou com cena do filme “Mentes Brilhantes”, de John Nash – que recebeu prêmio Nobel – que traz mensagem fundamental sobre como tocar uma empresa. “Ele discordou da teoria de Adam Smith, de que o melhor resultado acontece quando todos nos grupo fazem o melhor a si próprio. Nash disse que o melhor resultado acontecerá quando todos no grupo fi zerem o melhor para si próprio e para o grupo”, disse.
O palestrante recebeu um certificado das mãos do vereador sumareense e Professor Edinho, que compôs a mesa juntamente com a CEO da Network, doutora Tânia Cristina Bassani Cecilio, e demais professores da instituição.
“Essa palestra só vem a contribuir com o nosso conhecimento. É importante estarmos abertos para as mudanças, já que somos desafiados quando estamos diante a uma platéia de jovens, como essa. Independente da área de atuação temos que saber qual é o nosso lugar no mundo. Você que escolhe, não o mercado”, finalizou Tânia Cristina.

SOBRE
Pela primeira vez, o “Dr Zero Cost” – criado a partir das visitas do empresário Ailton Vendramini aos clientes – ministrou palestra nas Faculdades Network. Depois do personagem, surgiu o blog com inúmeros artigos, publicações, técnicas e ferramentas de apoio ao empreendedor.
Com 40 anos de experiência, Vendramini iniciou profissionalmente em 1975, como supervisor de instalações elétricas em obras prediais e residenciais (empresa brasileira); atuou em marketing, vendas e administração de contratos para proteção de equipamentos de Alta Tensão (multinacional), atuou em marketing e vendas de equipamentos de Alta Tensão tendo como cliente as concessionárias de energia (multinacional); atuou no comércio de serviços (proprietário), atuou como lojista (proprietário), atuou com serviços de fretes rodoviários (proprietário), atua mercado imobiliário para loteamentos residenciais & empresariais (proprietário) e atua em “startups” (proprietário).
Formou-se em engenharia elétrica modalidade eletrotécnica pela FAAP em 1979, possui MBA em “negócios pela internet” pela FGV em 2000, e MBA em “energia” pela FGV em 2002, e dezenas de outros cursos de extensão no Brasil e no exterior. Para mais informações sobre o “Dr Zero Cost”, acesse www.drzerocost.com.br.

Veja Também

Colorful Communities da PPG dá ‘cara nova’ à EE Wadih Jorge Maluf, no Matão

Escola amanheceu de cara nova após mutirão de voluntários promoverem a revitalização da quadra de ...