Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de cinco mil pessoas em Sumaré

Percurso terminou no Jd. Macarenko, onde houve sorteio de prêmios doados por apoiadores; trajeto foi acompanhado por trio elétrico

Mais de 5 mil pessoas coloriram as ruas do Centro de Sumaré de rosa e azul neste domingo, dia 20, unindo as mãos em uma grande corrente de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e de próstata na grande caminhada da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura – a maior caminhada da região. Além dos adeptos da campanha, o evento contou com a presença do prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS), o vice Henrique Stein Siáscio (PRB), a presidente do Fundo Social, Mara Dalben, o deputado estadual Dirceu Dalben (PL), além de secretários municipais e vereadores.
“Mais um ano Sumaré deu um show de animação e união. Foi emocionante e, ao mesmo tempo, gratificante ver as ruas de Sumaré coloridas de rosa e azul. Nossa população está de parabéns pela disposição e por estar conosco nesta luta contra os cânceres de mama e próstata”, falou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
“Quando se fala em saúde, a prevenção é sempre o melhor remédio. Desde 2017, ofertamos mais de 21 mil exames preventivos de mama e intensificamos nossas campanhas de conscientização e orientação. O trabalho dura o ano todo, porém, utilizamos o mês de outubro como uma data festiva, para celebrar toda a nossa luta pela saúde da população. Este é o terceiro ano da nossa caminhada, que tem recorde de público a cada edição. Este é um ato de valorização da vida e da saúde das nossas mulheres. A prevenção começa pela informação, pela conscientização, e este é o trabalho que desenvolvemos”, acrescentou a mãe do prefeito.

PERCURSO
A caminhada saiu da Praça Manoel de Vasconcellos, percorreu as ruas José Maria Miranda, Bárbara Blummer e Dom Barreto, onde havia um ponto de apoio, em frente à Prefeitura, com a distribuição de água. Em seguida, os participantes trafegaram pela Rua Máximo Biondo, Avenida Rebouças e Avenida 7 de Setembro, onde outro ponto de distribuição de água estava montado. O percurso terminou na Praça do Macarenko, onde houve sorteio de prêmios doados por apoiadores. O trajeto todo foi acompanhado por um trio elétrico, de onde professores de dança animavam o público.
O evento também contou com aula de zumba, alongamento e tendas de orientações em saúde, além do apoio de agentes de trânsito durante todo o percurso, Corpo de Bombeiros Municipal e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
“Assim como nos anos anteriores, a caminhada foi um grande sucesso. Agradecemos a todos que participaram e que abraçaram conosco esta causa de incentivar a prevenção, o autocuidado e promover a saúde da mulher e do homem. Nossos agradecimentos também a toda nossa equipe, colaboradores e voluntários, e a todos os parceiros, que se dedicaram dia e noite para oferecer à população mais um evento de excelência. Nossa campanha vem fazer um alerta às mulheres de que muitos problemas de saúde podem ser evitados se houver prevenção. Isso é comprometimento e respeito com o ser humano, com a vida”, comentou o prefeito Luiz Dalben, que andou junto à população durante toda a caminhada.
A campanha foi lançada oficialmente no dia 1º de outubro em Sumaré. Sob coordenação do Fundo Social de Solidariedade, ao longo do mês, diversas atividades, totalmente gratuitas, foram preparadas, sempre com foco na prevenção e com o objetivo de incentivar a autoestima dos sumareenses.
Estão programados mutirões de exames (mediante agendamento), palestras, desfile e caminhada de conscientização, além de atividades internas nas unidades de saúde e distribuição de 2.500 senhas para a realização de mamografia na Base de Excelência da Mulher, espaço criado para o atendimento exclusivo do público feminino. Confira toda a programação da campanha “Outubro Rosa” no site www.sumare.sp.gov.br.

Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

Veja Também

TCE flagra três escolas municipais sem os Autos de Vistoria dos Bombeiros

Em fiscalização da merenda, fiscais do órgão apontaram o problema em unidades das redes de ...