Com patrocínio da Honda, ‘Transformar em Arte’ encerra temporada na Nisfram

Mais 40 participantes da entidade serão beneficiados; projeto da Renovarte Produções Culturais tem incentivo do Governo de SP

A Nisfram, organização social da Área cura, em Sumaré, recebe a Oficina “Transformar em Arte” nesta segunda-feira (21/10), finalizando a temporada de 2019 do projeto, que é patrocinado pela Honda Automóveis do Brasil. De 21 de outubro a 25 de novembro, duas turmas participarão de seis encontros todas as segundas-feiras. A partir de técnicas e reaproveitamento de materiais, os professores Shita Yamashita e Silvio Leme farão brinquedos e outros itens com cerca de 40 alunos, reforçando a consciência ambiental, a economia criativa e a interação em grupo.
“Estamos extremamente felizes por sermos agraciados com este projeto lindo, que através das oficinas com materiais recicláveis irá proporcionar aos participantes trocas intergeracionais, desenvolvimento da criatividade, de valorização do trabalho artesanal, de educação para a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs”, afirmou Nathalia Minuzzi Vieira, assistente social do SCFV (Serviço da Proteção Social Básica) da Nisfram.
A Oficina “Transformar em Arte” teve início em fevereiro deste ano e já atendeu gratuitamente mais de 200 participantes, todos moradores da cidade de Sumaré. Passou pelo Instituto Saber Social, CER (Centro Educacional Rebouças), Associação Recanto Tia Cecília, Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, Cecapas (Centro Capuchinho de Ação Socioeducativa) e SHD (Sociedade Humana Despertar). Dentre os beneficiados em 2019, foram atendidas crianças, adolescentes, adultos e idosos, o que demonstra a amplitude das oficinas e suas possibilidades.
O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura (ProAC – ICMS/SP). A produção é da Renovarte Produções Culturais, com patrocínio da Honda Automóveis do Brasil. As ações podem ser conferidas por meio do endereço da web renovarteproducoes.wixsite.com/transformaremarte.

A ENTIDADE
Criada há 18 anos, a Nisfram é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) beneficente e sem fins lucrativos, localizada no Jardim Ipiranga, na Área Cura, que atua na busca pelo desenvolvimento integral do ser humano, atuando em diversas áreas e etapas – entre elas o atendimento social de populações vulneráveis e a promoção da inclusão e acessibilidade de PCDs (Pessoas com Deficiências).
Na área social, são oferecidas oficinas socioeducativas, culturais, tecnológicas, esportivas e de formação profissional para 120 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, de violação de direitos e de beneficiários de Programas de Transferência de Renda, geralmente dos bairros da Área Cura, em Sumaré. A Área Cura abrange os bairros Nações, Ipiranga, São Francisco e Maracanã (iniciais que compõem o nome da entidade), entre outros.
No aspecto da inclusão e acessibilidade, a Nisfram promove projetos socioeducativos elaborados para promover uma melhor qualidade de vida, desenvolvimento pessoal, cidadania e inclusão – entre eles o Projeto TQT (Teclas Que Transformam), que oferece aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para crianças e professores da Rede Pública, surdos e ouvintes, e o Projeto Calaiam, de inclusão de pessoas com deficiências diversas no mercado de trabalho.
Também funciona na sede do grupo um SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), órgão da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social da Prefeitura.

Domingo, 20 de Outubro de 2019

Veja Também

TCE flagra três escolas municipais sem os Autos de Vistoria dos Bombeiros

Em fiscalização da merenda, fiscais do órgão apontaram o problema em unidades das redes de ...