10º Baep vai ‘concentrar’ atuação em Sumaré e Hortolândia, adianta o CPI-9

Novo Batalhão de Ações Especiais da PM deve ser inaugurado em dezembro; 240 PMs começam treinamentos em breve

O 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar, previsto para ser inaugurado às 11h do dia 16 de dezembro pelo governador João Doria (PSDB), deve “concentrar” a sua atuação principalmente em Sumaré e Hortolândia, considerados os municípios com maior demanda do tipo de ocorrência atendida pela unidade, como crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) e violentos (homicídios, entre outros). A afirmação é do comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) de Piracicaba, coronel Érico Hammerschmidt Júnior, que coordena a PM nos 52 municípios da região atendida.
Segundo ele, no “trecho” entre Americana e Hortolândia, por exemplo, estão concentradas aproximadamente 60% das ocorrências policiais da macrorregião. O assunto foi discutido em entrevista ao deputado Roberto Morais (PPS), que apresenta o Jornal da Manhã do JP News, junto com o novo comandante do 10º Baep, tenente-coronel Fernando de Souza.
O comandante disse ainda, antes da decisão por Piracicaba, que houve a indicação de que o 10º Baep fosse instalado em Sumaré, mas foi decidido que a sede ficaria na mesma cidade-sede do comando regional. “A atuação do Baep será livre em todos os municípios atendidos pelo CPI-9. No entanto, antecipamos que haverá pelo menos uma equipe do Baep nas cidades de Hortolândia e Sumaré, diariamente“, completou Hammerschmidt Júnior.
Já o comandante do 10º Baep disse que serão realizadas ações conjuntas com as polícias Federal, Civil e Guardas Civis Municipais, com apoio do MP (Ministério Público) e Poder Judiciário.
Cerca de 240 policiais militares devem começar em breve o treinamento para atuar na unidade especial. Os policiais que farão parte do Baep foram selecionados e serão preparados para atuar “em quaisquer situações”. “Os policiais serão devidamente treinados para evitar o disparo desnecessário, mas o bandido que enfrentar a Polícia Militar vai responder de acordo com a lei”, afirmou.

PREPARAÇÃO
De acordo com a PM, os policiais receberão instruções sobre a doutrina operacional e o patrulhamento tático pela Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), ações especiais e tiro tático com o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), ações em ambiente rural e tiro tático com o COE (Comandos e Operações Especiais) e controle de distúrbios civis em geral com os Batalhões de Choque.
O comandante do CPI-9 disse ainda que, a partir do dia 28 de outubro, os novos policiais também receberão treinamento com base em armas. “Os novos policiais também farão treinamento na Penitenciária de Hortolândia, Academia da Força Aérea e Exército. A base teórica será realizada em sete salas de aula cedidas pela Escola de Engenharia de Piracicaba”, disse o coronel Érico Hammerschmidt Júnior.

INVESTIMENTOS
Doria publicou no final de agosto, no Diário Oficial do Estado, o Decreto nº 64.413, que cria o Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Piracicaba. O Baep de Piracicaba será o 10º a ser instalado no Estado, e vai funcionar em prédio alugado pelo Estado.
No último dia 03 de outubro, 245 pistolas Glock da Áustria calibre ponto 40, considerada uma das melhores do mundo, foram entregues pelo Governo do Estado. Atualmente, as armas já são usadas pela polícia dos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Cerca de 70 viaturas de grande porte também já foram recebidas pelo Comando de Policiamento do Interior de Piracicaba, 30 das quais ficarão para o novo Batalhão de Ações Especiais. O brasão do 10º Baep já foi definido pela corporação.
O Canil do 48º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de Sumaré fará parte do 10º Baep. “Nós temos um Canil em atuação em Piracicaba, que hoje é vinculado ao 10º BPM/I de Piracicaba e que passará para o Baep, assim como os Canis da região de Sumaré e de Rio Claro, que já estão em atuação e em breve nos batalhões de Limeira e Americana”, afirmou o comandante do CPI-9.

Domingo, 20 de Outubro de 2019

Veja Também

Saque imediato do FGTS para quem nasceu em abril e maio começa hoje

Até 05 de novembro, foram pagos mais de R$ 17,4 bilhões do Saque Imediato do ...