Prefeitura lança 2ª edição do roteiro ‘Sabores de Hortolândia’ na 2ª-feira

Quer encontrar e degustar as delícias culinárias da cidade? Agora, você poderá fazer isso orientado pela segunda edição do roteiro gastronômico “Sabores de Hortolândia”, realizado pela Prefeitura. Nesta edição, o guia tem 110 estabelecimentos inscritos. Na primeira edição, lançada no ano passado, o roteiro teve 64 estabelecimentos participantes. O lançamento da segunda edição do roteiro será nesta segunda-feira (14/10).
O roteiro vem recheado de novidades. Os estabelecimentos inscritos disputarão o Prêmio Excelência de atendimento que, neste ano, será dividido em seis categorias: restaurantes; pizzarias; bares e choperias; padarias, cafés e confeitarias; lanchonetes e hamburguerias; e culinária oriental.
O Prêmio Excelência será concedido aos três estabelecimentos mais votados, por categoria. A votação será feita pelos consumidores por meio do site do roteiro, http://www.hortolandia.sp.gov.br/saboresdehortolandia, e por meio do QR Code disponível no roteiro e no site. A votação começará na próxima terça-feira (15/10) e vai até o dia 15/11. O público poderá votar somente uma vez no estabelecimento preferido.
Outra novidade saborosa deste ano será o Prêmio Jacuba. A premiação visa valorizar a história da cidade por meio da jacuba, um tipo de pirão feito com farinha de mandioca, cachaça e mel. De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Hortolândia era ponto de pouso e parada de tropeiros no século 19. Nestas ocasiões, eles consumiam a jacuba.
O prêmio escolherá o melhor prato feito com os três ingredientes (farinha de mandioca, cachaça e mel) da receita da jacuba. O prêmio será disputado por 17 estabelecimentos: Pizzaria Bella Romana, Restaurante Bete Guindola, Big Jow Hamburgueria, Botica Panela de Barro, Cannon Prime Restaurante e Lanchonete, Flamy, Espaço Gourmet Flor do Dendê, Restaurante Guindolla, Restaurante Hortolândia 3, Keh Coxinhas, Matriz do Açaí, Paladari’s Pizzaria, Pão de Queijaria Pancremo, Pastel da Feira, Pesqueiro e Lanchonete do Chico, Saizen Sushi e Wood Bar.
A escolha do melhor prato será feita por uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, dentre profissionais da área gastronômica e moradores da cidade. Os integrantes da comissão foram escolhidos pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e de Cultura.
A comissão fará a degustação dos pratos de cada estabelecimento em dia e horário previamente agendados, por ordem alfabética da lista dos estabelecimentos concorrentes ao prêmio. As degustações serão feitas no período de 15/10 a 15/11. Ainda durante este período, os estabelecimentos que concorrem ao Prêmio Jacuba deverão incluir o prato no cardápio para ser consumido pelos clientes.
Os pratos receberão notas de 0 a 10. Serão avaliados os seguintes itens: apresentação, criatividade, aparência, capricho, receita, harmonia dos ingredientes, sabor, finalização, temperatura do prato. Os três ingredientes da jacuba deverão ser, obrigatoriamente, na receita dos pratos.
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Teresa Santos, destaca que o roteiro é uma ação que a Prefeitura criou para valorizar o setor gastronômico da cidade.

Domingo, 13 de Outubro de 2019

Veja Também

Corrida reúne 200 crianças de 2 a 12 anos nestes domingo

Com 1 ano, a criança aprende a dar os primeiros passos; com 2, já pode ...