Terminam nesta semana as inscrições de artistas sumareenses no ‘Aviva Cultura’

Terminam nesta semana as inscrições dos interessados em participar gratuitamente do Projeto “Aviva Cultura”, voltado a artistas da cidade de Sumaré que querem ter uma oportunidade de mostrar seus trabalhos. O projeto itinerante é realizado pela Acriart (Associação Cristã de Artistas) com parceria das prefeituras das cidades onde ele acontece e tendo como objetivo fomentar e incentivar o trabalho de artistas locais, auxiliando o desenvolvimento cultural local, selecionando trabalhos inscritos, remunerando seus artistas e apresentando os trabalhos numa grande mostra.
Com o intuito de valorizar a cultura das pequenas cidades do Estado, a Acriart promove o Aviva Cultura através do ProAc (Programa de Incentivo à Cultura Estadual). Podem ser inscritos trabalhos de diversos seguimentos artísticos que, após curadoria, serão apresentados numa mostra com entrada gratuita para a população da cidade nos dias 08 e 09 de novembro, além de remunerar os autores com valores de R$ 500,00 a R$ 1.500,00.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer. “É a oportunidade para os artistas sumareenses mostrarem seu talento nos mais diferentes estilos, através do projeto Aviva Cultura”, destacou o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
O cronograma prevê a divulgação dos trabalhos selecionados já no próximo dia 15 de outubro. Os critérios de avaliação levam em conta originalidade, criatividade, não restrição à faixa etária e adequação aos espaços de apresentação, entre outros pontos.
Fabiano Moreira, idealizador do projeto, revela que essa ação é importante principalmente nesse momento para motivar os artistas e a população a aproveitarem melhor o lugar onde vivem.
“A primeira edição do Aviva Cultura aconteceu em janeiro na cidade de Cruzeiro e reuniu diversas atrações de diferentes segmentos. A ideia é que esse movimento cresça e avance para outras cidades. Notamos que algumas cidades têm grandes artistas, mas são escassas de projetos culturais. O nosso intuito é auxiliar os artistas e apresentá-los para a sua população. Além disso, no Aviva Cultura teremos uma equipe de vídeo e fotografia para que eles possam divulgar posteriormente o que foi realizado”, explica Moreira.
Com uma programação diversificada, o projeto trará manifestações artísticas, com o objetivo precípuo de fomentar a cena artística local. Poderão participar trabalhos artísticos de todos os seguimentos, incluindo Dança, Teatro, Circo, Moda, Música e Artes Plásticas, entre outras modalidades.
As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 11 de outubro, pela fanpage https://www.facebook.com/acriart ou no site https://acriart.org.br/avivacultura.

Quarta-feira, 9 de Outubro de 2019

Veja Também

Prefeitura realiza formaturas do 2º semestre da Casa Brasil

Mais uma cerimônia marcou a formatura dos alunos da Casa Brasil – órgão mantido pela ...