Prefeitura de Hortolândia ‘liga’ câmeras OCR e anuncia pacote de ações para a segurança

Em breve, Hortolândia ganhará uma “muralha virtual de combate ao crime”, formada por câmeras de monitoramento. Parte dela, do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), já em funcionamento nas entradas e saídas da cidade, foi anunciada pelo prefeito Angelo Perugini (PDT), na noite de segunda-feira (07/10), na sede da GM (Guarda Municipal), no Jd. Maria de Lourdes, em cerimônia de lançamento do pacote de ações de segurança. A muralha virtual terá também câmeras do tipo Dome (360º), capazes de vigiar a cidade 24h. A Prefeitura busca recursos para implantar, em breve, mais estes equipamentos. As OCRs identificam rapidamente veículos furtados e roubados, utilizando imagens em tempo real e sistema de georreferenciamento. As ações para garantir mais segurança aos moradores são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura.
No mês de aniversário de 26 anos da GM, Perugini anunciou outras medidas de segurança, voltadas à população como um todo e também à corporação. Entre elas, estão a entrega de uma viatura nova, toda equipada, à Defesa Civil. O veículo, uma picape Fiat Toro, dispõe de bomba medidora de URA (Umidade Relativa do Ar), capaz de apagar pequenos focos de incêndio. Além disso, em breve, os radares operados pela Secretaria de Mobilidade Urbana ganharão o sistema Detecta, composto de câmeras que facilitam a localização de veículos em situação irregular. Por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), em fase final, a Prefeitura promoverá a troca do sistema de iluminação pública em toda cidade, instalando 22 mil lâmpadas de LED, mais potentes e, consequentemente, capazes de gerar ambientes mais seguros.
Perugini anunciou ainda outra medida na área. Com a ajuda da Prefeitura, a 3ª. Companhia da PM (Polícia Militar) já funciona em nova sede, na Rua José Camargo, nº 21, no Remanso Campineiro. O grupamento saiu do Parque Ortolândia para região central, ficando mais próximo ao Corredor Metropolitano, “ponto mais estratégico e com fácil acesso para todas as regiões da cidade, facilitando o trabalho integrado entre a GM e a PM”, ressaltou o prefeito. Nesta sexta-feira (11/10), Perugini realizará a entrega oficial do novo prédio à PM.
O prefeito anunciou ainda a contratação de GMs. O concurso público, em preparação pela Prefeitura, contemplará também a substituição de guardas que estão para se aposentar. Outra medida que atende a reivindicações da corporação é a retomada do Plano de Cargos e Carreiras dos GMs. A Secretaria de Segurança já estuda os benefícios e conversa com guarda se o Sindicado para finalizar o plano a ser apresentado, no início de 2020. Houve mudanças também no comando da GM, que passa para mãos femininas. A GM Michele Cardena Quinete substitui o GM Lucivaldo Ferreira.

Quarta-feira, 9 de Outubro de 2019

Veja Também

Com patrocínio da Honda, ‘Transformar em Arte’ encerra temporada na Nisfram

Mais 40 participantes da entidade serão beneficiados; projeto da Renovarte Produções Culturais tem incentivo do ...