Candidatos eleitos para o Conselho Tutelar são bem votados em Sumaré

Sumaré elegeu no último domingo (06/10) os novos conselheiros tutelares. E os cinco candidatos eleitos tiveram boa votação: Rodrigo Almeida da Silva (1.204 votos), Michel Roberto Passos de Oliveira (938), Sandra Barriquelo (781), Ricardo Mendes Tomaz (742) e Juliana de Oliveira C. dos Santos (738). A previsão de posse é no início de janeiro de 2020, para um mandato de 4 anos.
Outras duas candidatas também foram bem votadas, e ficaram para suplentes. São elas Edna Rodrigues dos Santos (595) e Sheila de Souza (581). Ao todo, 8.450 eleitores compareceram às urnas. O conselheiro tutelar, no efetivo exercício da sua função, receberá como remuneração a importância de R$ 3.051,50 (brutos) por 40 horas semanais de trabalho.
Bom lembrar que antes da eleição os treze candidatos tiveram que participar do processo seletivo, composto por prova e avaliação psicológica. E tiveram que preencher alguns pré-requisitos, como: residir no município de Sumaré há pelo menos dois anos, ser maior de 21 anos de idade, ter concluído o Ensino Médio, comprovar experiência de, no mínimo, dois anos de trabalho com crianças e adolescentes, e ter reconhecida idoneidade moral, devidamente comprovada por certidões negativas expedidas pelos Cartórios Distribuidores Cíveis e Criminais, em âmbito Estadual e Federal da Comarca, bem como de decisões judiciais transitadas em julgado.
Criados em 1990 pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), os conselhos tutelares têm a tarefa de garantir os direitos da população de até 17 anos. A atuação do órgão ocorre diante de uma situação de ameaça ou de violação dos direitos, com o objetivo de proteger a criança ou o adolescente que está em situação de vulnerabilidade. O conselho não é responsável por atender as crianças e, sim, atuar para que os órgãos responsáveis realizem o atendimento.
“O Conselho Tutelar tem uma função primordial, pois cabe a ele receber e acompanhar casos de crianças ou adolescentes que estejam com seus direitos ameaçados ou violados”, disse o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS). O Conselho Tutelar de Sumaré fica na Rua Ipiranga, nº 73, no Centro. O telefone é o (19) 3828-7893.

Quarta-feira, 9 de Outubro de 2019

Veja Também

Prefeitura realiza formaturas do 2º semestre da Casa Brasil

Mais uma cerimônia marcou a formatura dos alunos da Casa Brasil – órgão mantido pela ...