BRK realiza intervenções para redução do índice de perdas nesta terça-feira

Serviço pode impactar abastecimento em 4 bairros da região central: Franceschini, Vila Menuzzo, São José e Vila Miranda

A concessionária BRK Ambiental, responsável pelos serviços de Água e Esgoto de Sumaré, executa nesta terça-feira, dia 08 de outubro, novas intervenções visando a redução do índice de perdas de água tratada da cidade. Será realizada a instalação de três novos registros na rede que passa pela Avenida Rebouças e pelas ruas Alzira Pires Fofano e Marcelo Pedroni, com o objetivo de setorizar a “parte alta” do Parque Franceschini. Com isso, segundo a empresa, “será possível melhorar o abastecimento de água no bairro”. Os serviços podem impactar o abastecimento em quatro bairros da região central ao longo do dia (veja abaixo).
“Quando assumimos os serviços de Água e Esgoto de Sumaré, a cidade não possuía nenhuma setorização no abastecimento. Atualmente, a cidade conta com 22 setores. Isso é importante porque conseguirmos controlar e reduzir as perdas dentro da área de cada setor delimitado por registros”, explica Cleber Salvi, gerente de Operações da BRK Ambiental em Sumaré.
A intervenção faz parte do trabalho para redução do índice de perdas que a empresa executa na cidade. “Desde o início da concessão, já investimos R$ 11,4 milhões para a redução do índice de perdas. Isso contribuiu para a redução do índice que, quando assumimos a concessão, em 2015, era de 60%, e em 2018, caiu para 40%”, complementou o gerente da unidade.
Além da instalação de registros, a concessionária tem realizado a instalação de macromedidores, de equipamentos hidráulicos que equalizam a pressão na rede de água e a substituição de redes antigas e de hidrômetros antigos, dentre outras ações. “Com todas essas ações, nosso objetivo é atingir o índice de perdas de 30% em 2021”, destacou Salvi.
Com o objetivo de reduzir o impacto das intervenções à população ao realizar mais de um serviço no mesmo dia, na mesma área da cidade, a concessionária realiza também hoje a desativação da antiga estrutura de abastecimento de caminhões-pipas, que representava riscos de segurança para os funcionários. A desativação é possível porque a concessionária instalou um novo hidrante na ETA (Estação de Tratamento de Água) 1 da Vila Menuzzo, que atende os mais novos padrões de segurança.

ABASTECIMENTO
Por conta dessas duas intervenções, quatro bairros da região central de Sumaré podem ter oscilações no abastecimento de água nesta terça- -feira, dia 08. Os bairros afetados são: Parque Franceschini, Vila Menuzzo, Jardim São José e Vila Miranda. A previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado no final da noite da própria terça-feira, dia 08.
“Diante da situação a concessionária reforça a importância do consumo consciente por parte da população. Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia”, completou a BRK.

Obra no Manchester pode afetar abastecimento no Jardim Dulce
A concessionária BRK Ambiental também realiza nesta terça-feira, dia 08, uma obra de interligação de redes na Estrada Mineko Ito, na região de Nova Veenza. A intervenção faz parte da obra de instalação de novas redes de água para beneficiar 1.300 moradores do Jardim Manchester.
Os trabalhos foram iniciados em junho. No total, já foi instalado 1,4 quilômetro de rede de água de 150 milímetros de diâmetro, de PVC Defofo e ferro fundido. A intervenção ocorreu na Rua Antonio Qualio, no Jardim Mineapolis, na Rua 04, no Jardim do Trevo e nas ruas 05, 03, 07 e 02, no Jardim Dulce.
“O objetivo é garantir o abastecimento contínuo para os moradores e empresas do bairro, ao longo das 24 horas do dia, já que atualmente as tubulações que levam água ao Jardim Manchester não possuem dimensões adequadas”, informa Cleber Salvi, gerente de operações da unidade sumareense.
Após a obra de interligação de redes desta terça-feira, a concessionária deve realizar uma segunda interligação, que está prevista para a segunda quinzena de outubro. Após essa segunda interligação, serão realizados ainda testes de estanqueidade e realização da desinfecção e, na sequência a nova rede entra em operação.
Por conta da interligação deste dia 08, o Jardim Dulce poderá sofrer oscilações no abastecimento de água nesta terça-feira. Também neste caso, a previsão é que o abastecimento seja totalmente regularizado ainda na noite da própria terça-feira, dia 08.

Terça-feira, 8 de Outubro de 2019

Veja Também

10º Baep vai ‘concentrar’ atuação em Sumaré e Hortolândia, adianta o CPI-9

Novo Batalhão de Ações Especiais da PM deve ser inaugurado em dezembro; 240 PMs começam ...