Setembro Amarelo: Unidades de Saúde realizam ações de prevenção ao suicídio

Durante este mês, em alusão ao Setembro Amarelo, várias ações contra o suicídio estão sendo colocadas em prática nas Unidades de Saúde de Sumaré. Os usuários contam com palestras, rodas de conversas e trocas de experiências sobre prevenção ao adoecimento mental. As equipes das unidades também estão fazendo visitas a escolas e instituições que solicitam esclarecimentos. Além disso, os profissionais esclarecem à população sobre o funcionamento da rede de atenção psicossocial do Município.
Na terça (17/09), a USF (Unidade de Saúde da Família) Bordon realizou palestra e bate papo sobre prevenção de suicídio e saúde mental. O encontro contou com a presença da médica generalista Antonielli Fonseca.
Para o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS), é fundamental orientar a população e, para isso, se faz necessário abrir canais de conversa sobre o assunto. “É preciso identificar as pessoas que precisam de cuidado nesse sentido, pois conversar é a melhor solução”, disse.
No dia 12, as Unidades de Saúde do Cruzeiro do Santa Clara desenvolveram ações referentes à data. No dia 10, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko realizou palestra sobre suicídio e prevenção, ministrada pela enfermeira Veridyana Valverde. Também no mesmo dia a USF (Unidade de Saúde da Família) Nova Terra, em parceria com a Escola Campcare, fizeram palestras aos usuários da unidade e aos alunos do 8º ano da Escola Estadual Solange Maura Albino.

A CAMPANHA
Realizado desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.
O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio com o respaldo da OMS (Organização Mundial da Saúde). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

Veja Também

Corrida reúne 200 crianças de 2 a 12 anos nestes domingo

Com 1 ano, a criança aprende a dar os primeiros passos; com 2, já pode ...