‘Joelhos de Pano’ promove prevenção ao suicídio em Paulínia neste domingo

Ação gratuita com diversas atrações e atendimentos acontece neste dia 15 de setembro, das 9h às 14h, no Parque Zeca Malavazzi

Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Joelhos de Pano organiza uma ação de prevenção ao suicídio neste domingo, dia 15 de setembro, das 9h às 14h, no Parque Zeca Malavazzi, em Paulínia. O evento é aberto ao público e é uma ação conjunta com profissionais de diversas áreas, todos voluntários. Alusiva ao movimento “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção do suicídio, a iniciativa tem como tema “Ponto pra Vida – Movimento pela prevenção ao suicídio”. A proposta é oferecer atividades esportivas, culturais e artesanais, simultâneas, levar informação para proporcionar a quebra de tabu, reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.
“Esse assunto já foi um tabu muito maior, mas hoje ainda enfrentamos dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação”, alertou uma das idealizadoras do projeto, Cibele Renata Montagner Siqueira.
A programação é gratuita e tem início às 9h com minipalestras com especialistas, aulas de ginástica, de ritmos e yoga, oficinas terapêuticas com artesanato, interatividade com o público presente através de distribuição de abraços, orações e escuta com profissionais, além de música e exposição de trabalhos artesanais produzidos pelas voluntárias do “Joelhos de Pano”.
“Em Paulínia, não constam dados oficiais, mas sabemos informalmente que são alarmantes. As ações isoladas não conseguem avançar para conseguir compilar as informações e ajudar na prevenção. Assim, com o Ponto para a Vida o Joelhos de Pano desejamos trazer à tona o assunto, falando sobre a importância de identificar, prevenir e combater, além de aproveitar para celebrar a vida”, completou Elisandra Bueno, coordenadora do Joelhos de Pano.
Considerado uma questão de Saúde Pública, o suicídio não é incluído em debates sobre violência, mas sua ocorrência cresce como causa de morte no Brasil: entre 2000 e 2016, as taxas aumentaram 73%, segundo o Ministério da Saúde, em média, um caso a cada 46 minutos. Nos Estados Unidos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em Inglês), o suicídio é a décima maior causa de mortes todos os anos.

SOBRE
Desde 2013, o Projeto “Joelhos de Pano” produz e doa bonecas de pano para crianças em vulnerabilidade no Brasil e no mundo, por meio de trabalho voluntário. Os bonecos e bonecas já foram enviados para diversos países do mundo e estados do Brasil. Para se manter, o projeto – que é 100% gratuito – realiza rifas e eventos ao longo do ano para arrecadar fundos. Tudo que é obtido é destinado para a produção de mais materiais. As responsáveis são Elisandra Bueno e Cibele Renata Montagner Siqueira. As voluntárias se reúnem sempre as segundas e sextas para costurar e também socializar.
“Estamos organizando um lindo movimento de valorização da vida, no dia 15 de setembro, no Parque Zeca Malavazzi, em Paulínia, e gostaríamos de te convidar. Dentre a programação, estão profissionais da área de Educação Física, música, recreação, artesãos e, com o apoio de voluntários do CVV (Centro de Valorização da Vida) Campinas, vamos oferecer atividades de todas essas áreas, além de abraços, preces e escutas ao público presente. Você pode deixar essa ação ainda mais fortalecida com sua presença! Esperamos você”, divulgou o projeto em suas redes sociais.

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019

Veja Também

Projeto apoiado pela IC Transportes vai formar 160 novos fotógrafos em Sumaré

Projeto “Saindo do Automático – Luz, Cor, Preto e Branco”, da DZ.7 Realizações, tem patrocínio ...