Dia do Soldado é comemorado neste domingo pelo 48º Batalhão de Sumaré

O Dia do Soldado é comemorado neste domingo (25/08). A data foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803. O renomado oficial foi considerado o patrono do Exército Brasileiro, e, pela honra desse título, o Dia do Soldado constitui-se como uma homenagem ao seu nascimento. Na última sexta-feira (23/08), o 48º BPM/I (Quadragésimo Oitavo Batalhão da Polícia Militar do Interior) realizou uma solenidade alusiva ao dia do Soldado, na Avenida Rebouças, em frente à sede da corporação, em Sumaré.
No caso da Polícia Militar, o soldado é a porta de entrada para quem quer ingressar à corporação. No entanto mesmo os oficiais, também são considerados como “soldados” na instituição, pois todos têm o mesmo objetivo. São responsáveis pela segurança da população e por zelar pelo cumprimento da lei.
Foi justamente a vontade de fazer a diferença que motivou o ingresso do soldado Eder Dourado dos Santos, de 27 anos, na Polícia Militar. “Ser soldado da PM foi um sonho de infância, apesar de não ter ninguém da família militar, um sonho que surgiu por admiração as forças militares, e a vontade de ajudar as pessoas. Creio que é uma vocação”, disse o policial.
Como PM, Eder, como é conhecido na corporação trabalhou na Radiopatrulha, em Campinas. Depois participou de duas edições da Operação Verão em Guarujá e São Vicente. Atuou na Banda de Música da Polícia Militar do CPI-2 (Comando de Policiamento do Interior) de Campinas e atualmente faz parte da seção de planejamento e estatísticas do 48º Batalhão.
Segundo ele, ser um soldado e fazer parte da Polícia Militar é “uma grande responsabilidade”. “É uma instituição séria, forte, grandiosa e maravilhosa para aqueles que se identificam. É nesta corporação que tive tantas experiências boas, prazerosas, gratificantes que não teria em nenhum outro lugar. Lógico que nem tudo são flores, e que passamos situações complicadas, mas o bônus supera o ônus”, argumentou Éder.
“Para ser um PM, os requisitos principais são amor pelo seu país, amor ao seu Estado, vontade de ajudar as pessoas e coragem. Com isso você supera todos os desafios. A PM representa um amor incondicional para mim. Uma escola da vida. A quem tenho muita gratidão”, completou o soldado.

Domingo, 25 de Agosto de 2019

Veja Também

Pastora Zara, da PM, localiza drogas escondidas em matagal

A Polícia Militar prendeu o lavador de carros G.P.S., de 18 anos, acusado de envolvimento ...