Unidade de Saúde Santa Clara realiza Programa de Saúde na Escola em EE

Com o objetivo de sensibilizar o adolescente para a promoção e prevenção da saúde e educação sexual, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santa Clara, em Sumaré, realizou na última semana ações do PSE (Programa Saúde na Escola) aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 2 da Escola Estadual Waddi Jorge Maluf, região do Matão.
Durante o encontro, foram abordados assuntos como: ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, identificação dos alunos com possíveis sinais de agravos de doenças (físico ou psicológico), promoção e avaliação de Saúde bucal, verificação da situação vacinal, avaliação das carteiras de vacinação, IMC (Índice de Massa Corporal) das crianças e adolescentes (visando o combate à desnutrição e à obesidade infantil), alimentação saudável, acuidade visual e promoção da saúde ocular, crescimento e mudanças no corpo humano, sistema genital masculino e feminino, métodos anticoncepcionais e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
A ação contou com a equipe da unidade composta pelo dentista, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes de Saúde. Ainda na Escola Waddi, os alunos do sétimo ano receberão o programa nos dias 20 de agosto e 03 de setembro, das 13h às 16h. Os alunos do oitavo ano contarão com a ação nos dias 17 de setembro, 1º e 15 de outubro.
O PSE é uma articulação intersetorial das redes públicas de Saúde e Educação, voltada aos alunos do 6º ao 9º ano, com o intuito de prevenir agravos e promover Saúde e Educação integral nas escolas. O Programa é desenvolvido pelas Unidades de Saúde do Nova Terra, Ângelo Tomazin, Paraíso, Santa Clara, Veccon e São Judas. A Ação conta ainda com o atendimento do psicólogo e assistente social nos grupos de pais e adolescentes. Já as adolescentes com queixas ginecológicas e início de métodos anticoncepcionais são atendidas pela ginecologista. As crianças e adolescentes com sinais de agravos, desnutrição ou obesidade grau 2 e 3 recebem atendimento da pediatra e nutricionista, por meio de consultas e grupos de nutrição.

Quinta-Feira, 15 de Agosto de 2019

Veja Também

Canil da PM participa de treinamento de uso de cão contra crime organizado

Equipes incorporadas ao 10º Baep receberam instruções do 5º Batalhão de Choque de São Paulo; ...