Fundo de Previdência de Hortolândia inicia processo para obter certificação de gestão

Para “aprimorar ainda mais sua gestão”, o Hortoprev (Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores da Prefeitura de Hortolândia) iniciou um processo para obter a certificação do Pro-Gestão (Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão) dos RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social), do Ministério da Economia.
O diretor superintendente da autarquia municipal, Antonio Agnelo Bonadio, explica que o programa, criado em 2015, incentiva os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária para ter maior controle dos recursos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. “Nós já contratamos uma empresa de consultoria para revisar os processos de trabalho”, salienta Bonadio.
O programa abrange três dimensões: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Para obter a certificação, a autarquia deverá realizar uma série de ações relacionadas a cada uma das três dimensões. Dentre as ações estão elaboração e publicação de relatórios, mapeamento de atividades, revisão e/ ou readequação de processos internos de trabalho, aperfeiçoamento do sistema de segurança de dados, capacitação para os profissionais que atuam na autarquia, entre outras.

NÍVEIS
O programa tem quatro níveis de certificação (I, II, III, IV), sendo que o I é o mais simples e o IV o mais complexo. De acordo com Bonadio, a autarquia buscará o nível I e, na sequência, os demais níveis. A certificação é válida por dois anos. A adesão ao programa é facultativa.
Com a certificação, Bonadio destaca que a autarquia obterá o selo de Investidor Qualificado, o que permitirá a autarquia realizar investimentos de maior risco. Dentre outras vantagens que a certificação proporcionará à autarquia estão incremento da produtividade, redução de custos e retrabalho, melhoria na organização das atividades e processos, e aumento da motivação por parte dos colaboradores.

Quinta-Feira, 15 de Agosto de 2019

Veja Também

Projeto ‘Ver e Viver’ entrega óculos para alunos das escolas municipais

Boa visão impacta diretamente no desempenho escolar de uma criança. Com apoio da Prefeitura de ...