Vereadores votam criação da ‘Semana de Prevenção à Saúde do Jovem’ de Sumaré

Os vereadores de Sumaré votam na sessão desta terça-feira (13/08), no Plenário da Câmara Municipal, o Projeto de Lei proposto pelo vereador Dudú Lima (PPS) que institui a “Semana Municipal de Prevenção à Saúde do Jovem”. O evento deve ser celebrado anualmente na semana do dia 12 de agosto, em que é comemorado o Dia Internacional da Juventude.
De acordo com a proposta, os objetivos da Semana são de estimular ações preventivas, campanhas educativas, debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral à saúde dos jovens. Além disso, o projeto tem a intenção de apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol da conscientização sobre o assunto. A difusão de medidas de proteção com relação às doenças que mais atingem essa faixa etária da população também aparece como intuito do Projeto de Lei.
Dudú Lima expressa no PL a preocupação com a exposição do jovem a enfermidades transmitidas através de práticas sexuais. “Parece-nos que nos últimos anos a questão das doenças sexualmente transmissíveis não recebeu a devida atenção em relação à sua prevenção junto ao público jovem. Segundo pesquisas, entre os jovens de 15 a 24 anos, pouco mais da metade se utiliza de proteção ao manter relações com parceiros eventuais. Os demais correm sérios riscos de contrair doenças. Em relação à Aids, entre os jovens de 15 a 19 anos o número de infectados dobrou, passando de 2,8 casos a cada 100 mil habitantes para 5,8 na década passada. Em 2016, aproximadamente 817 mil pessoas eram portadoras do vírus HIV e acredita-se que em torno de 112 mil tem o vírus, mas não sabem”, explica o parlamentar.

ORDEM DO DIA
Além do projeto de Dudú Lima, serão discutidos e votados na segunda sessão ordinária do semestre outros seis Projetos de Lei. Estão na Ordem do Dia o PL nº 23/2019, de autoria do vereador Professor Edinho (Rede), que institui no âmbito do município de Sumaré o festival de pipas, papagaios e raias, a ser comemorado no mês de agosto de cada ano; proposto pelo vereador Rudinei Lobo (PRB), o Projeto de Lei nº 181/2019, que obriga as empresas de transporte coletivo municipal a fazer a manutenção preventiva nos elevadores hidráulicos e demais equipamentos de segurança; além deles, há o PL nº 191/2019, de autoria do vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT), que institui o Dia Municipal do Empreendedorismo em Sumaré.
Constam ainda o Projeto de Lei nº 215/2019, do vereador José Tavares (PPS), que denomina a Rua 11 do Loteamento Jardim Esperança II, de Rua Antenor Garavelo; o PL nº 225/2019, proposto pelo vereador Ulisses Gomes (PT), que institui as comemorações de aniversário da Associação Comitiva Coração Caipira, e Encontro da Comitiva Coração Caipira, no Calendário Oficial de Eventos do município de Sumaré; e, do vereador Dr. Rubens Champam (PSDB), o Projeto de Lei nº 226/2019, que denomina a Rua 23, do Loteamento Parque Dante Marmirolli, de Rua Altiva Zaghi Ferreira.
Os vereadores também devem votar o Veto Integral ao Autógrafo nº 082/2019, do prefeito em exercício Henrique Stein Sciáscio (PRB), que dispõe sobre a autorização da Prefeitura do Município de Sumaré a credenciar profissionais de saúde e serviços de saúde, nas suas diversas especialidades para atender a população pelo SUS.

Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019

Veja Também

Programa de Recape avança por vias públicas de Sumaré

O Programa de Recape Contínuo (PRC) avança por Sumaré e, dentro do cronograma, vai contemplar ...