Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Hortolândia vai vacinar as crianças de 6 a 11 meses contra o sarampo

A partir desta terça-feira (13/08), as Unidades de Saúde de Hortolândia passam a oferecer vacina contra o sarampo para crianças de seis a 11 meses de idade. A medida é uma recomendação do Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e oferecer proteção para as crianças menores de 12 meses, contribuindo para o controle da doença. A vacina contra o sarampo já é oferecida, conforme o calendário vacinal, em duas doses, aos 12 e 15 meses. Na ação de reforço que será adotada neste momento, a dose extra aplicada de seis a onze meses não terá validade como rotina: as crianças precisam ser vacinadas novamente aos 12 e 15 meses de idade.

IMUNIZAÇÃO
Além das crianças, pessoas que não sabem se já foram vacinadas também devem receber a imunização. Crianças, adolescentes e adultos de até 29 anos devem ter duas doses da vacina. Adultos acima de 30 anos e até 59 anos precisam de apenas uma dose da vacina. Vale ressaltar que esta não é uma campanha: cada caso será avaliado pela equipe da Unidade Básica de Saúde, que saberá dizer se a pessoa necessita da imunização.
A Prefeitura iniciaria a vacinação com ampliação da faixa etária na próxima quinta-feira (15/08). No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde antecipou o envio de um novo lote da vacina para a cidade, possibilitando a antecipação da imunização para crianças de seis a 11 meses.
O sarampo, que estava erradicado no Brasil, foi reintroduzido no território nacional. Em Hortolândia, há um caso positivo da doença e quatro em investigação. A vacina que protege contra a doença é a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), distribuída pelo Ministério da Saúde e disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019

Veja Também

Sebrae Móvel realiza 12 atendimentos no encerramento do Mês do Empreendedor

Encerramento aconteceu na sexta-feira, na região do Picerno; Unidade Móvel ficou estacionada o dia todo ...