Incêndio destrói 80 mil metros de vegetação no Assentamento 2

Um incêndio que aconteceu na tarde da segunda-feira (12/08) destruiu aproximadamente 80 mil metros quadrados de vegetação nas proximidades do Assentamento 2, na região do Horto Florestal, área rural de Sumaré. O fogo só foi controlado no final da tarde pelo Corpo de Bombeiros Municipal. Ninguém ficou ferido. O comandante da corporação municipal, Mário Dizerzo Bertolo, disse que as causas do incêndio de grandes proporções ainda são desconhecidas.
De acordo com os bombeiros, eles foram acionados por um solicitante às 12h25 da segunda-feira, chegaram rapidamente à área verde, mas demoraram cerca de três horas para conseguir conter todos os focos do fogo. Quando chegaram ao local, os bombeiros encontraram labaredas de até cinco metros de altura. Como o vento estava muito forte naquele momento, as chamas se alastraram rapidamente. Os bombeiros usaram um equipamento conhecido como “soprador de folhas” e água para conseguir fazer a extinção dos focos que se espalharam pelo terreno.
“É difícil afirmar preliminarmente sobre a origem do incêndio, pois o fogo pode ter sido causado de várias maneiras. Orientamos que as pessoas evitem jogar em áreas verdes bitucas de cigarros ou garrafas de vidro, que em dias quentes podem funcionar como uma espécie de uma ‘lupa’ e concentrar os raios do sol, originando o foco de fogo – além de poluir o meio ambiente”, disse Bertolo. O comandante dos Bombeiros acrescentou também que as queimadas prejudicam a qualidade do ar, causando problemas de saúde, além de prejudicar a fauna e a flora da região.

ESTIAGEM
Desde o dia 1º de julho de 2019, Sumaré participa da Operação Estiagem de 2019. As atividades deverão terminar somente em setembro deste ano. A operação é realizada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros Municipal, que concentram o trabalho na prevenção dos focos de incêndio na cidade. Para atendimentos emergenciais, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (19) 3903-4147 ou 199, e os Bombeiros pelo 193.

Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019

Veja Também

Prefeito Luiz Dalben e deputado Dirceu Dalben acompanham posse do PL Mulher

Empresária e bacharel em Direito Katherine Dalben foi empossada presidente da primeira Executiva Municipal do ...