Prefeito Luiz Dalben inaugura o 1º Centro da Criança de Sumaré

Instalado na Área Cura, espaço conta com consultórios médico e odontológico, completamente personalizados, além de salas para atividades multidisciplinares
O prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS) inaugurou segunda- -feira (06) o primeiro Centro da Criança de Sumaré, na Área Cura – uma iniciativa inédita, em parceria com a PUC-Campinas, com o objetivo de levar mais saúde e qualidade de vida às crianças do município. O espaço está localizado na Rua Livino Pedroso do Amaral, nº 288, no Parque Bandeirantes I, e conta com consultórios médico e odontológico, completamente personalizados, além de salas para atividades multidisciplinares, como aulas gratuitas de música, línguas, artes e informática. A princípio, o espaço atenderá crianças a partir dos 4 anos de idade, encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde das regiões do Matão, Maria Antonia e Área Cura. O segundo Centro da Criança, que está sendo implantado na região central e deve ser inaugurado também este mês, e atenderá crianças do Centro, Picerno, Nova Veneza e região Rural.
“O Centro da Criança vem para humanizar ainda mais o atendimento pediátrico na nossa cidade. Num primeiro momento, vamos oferecer assistência em saúde às nossas crianças, com médicos e dentistas. Porém, o projeto é muito maior: estamos trabalhando para que a unidade tenha uma equipe multidisciplinar, com nutricionistas e psicólogos também, e, em breve, vamos oferecer aulas gratuitas de iniciação em música, línguas, artes e informática. É um projeto piloto e, para que consigamos atingir nossos objetivos, que são a prevenção e qualidade de vida, o espaço foi todo preparado para que nossas crianças gostem de ir ao médico, para que se sintam em um parque de diversões, em um ambiente acolhedor e agradável para seu pleno desenvolvimento”, explicou Mara Dalben, presidente do Fundo Social de Solidariedade, idealizadora do projeto.
Foi assim que se sentiu a pequena Lorena Vitória Alves Prado, 5 anos, a primeira paciente do Centro da Criança da Área Cura. “Maravilhada”, resumiu a avó Edeniel Marini, que também agradeceu ao atendimento recebido.
“Fomos muito bem atendidas, uma equipe excelente. A Lorena ficou maravilhada, gostou muito, aqui tem tudo o que as crianças gostam”, disse a avó. O atendimento é realizado por uma equipe de colaboradores do Fundo Social, da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais do Centro de Ciências da Vida da PUC-Campinas.
O prefeito Luiz Dalben destacou a importância de se investir em prevenção. “O trabalho do nosso governo quando o assunto é Saúde é trabalhar com a prevenção, que garante maior qualidade de vida aos nossos moradores e custos menores aos cofres públicos. Por isso, já entregamos no ano passado o Centro de Longevidade, dedicado aos nossos idosos, estamos entregando o primeiro Centro da Criança e também já estamos encaminhando a implantação do Centro da Mulher e o Centro do Homem – isso tudo por meio de parcerias. São espaços personalizados, preparados com muito carinho para acolher nossos idosos, nossas crianças, e que vêm humanizar o atendimento. Estou muito feliz em poder entregar estes centros, eram propostas do nosso plano de governo que já estamos colocando em prática e que, além da saúde, ainda vão promover a inclusão e justiça social. São importantes conquistas para a nossa cidade e para a região Cura, que também vai receber em breve sua própria UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, no Jardim Denadai”, destacou o prefeito Luiz Dalben.
Secretário de Saúde, Rubens Gatti detalhou as melhorias na Saúde na Área Cura. “O Centro da Criança é um belíssimo projeto, de encher os olhos, que vem contribuir neste processo de reestruturação e humanização do atendimento em Saúde em Sumaré. E são várias conquistas para essa região: além do Centro da Criança, em breve a população vai contar também com uma UPA, a UBS do Bandeirantes também será reformada, é uma obra já licitada, e temos ainda a nova UBS do Ypiranga, que já está em fase de conclusão, em setembro já deve entrar em funcionamento. São várias conquistas na Saúde para a Área Cura e todas as outras regiões da nossa cidade, que também têm recebido obras de infraestrutura, novas praças. São muitas coisas boas acontecendo e só tenho a agradecer e parabenizar ao prefeito Luiz Dalben e toda sua equipe por este trabalho”, comentou Gatti.

ATENDIMENTO
Para o atendimento no Centro da Criança, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, que realizará uma triagem e fará o encaminhamento. As consultas serão realizadas somente mediante agendamento prévio. As inscrições para as aulas de música, artes, informática e línguas serão abertas em breve e mais informações serão divulgadas oportunamente.
Também participaram da entrega do espaço o diretor do Centro de Ciências da Vida da PUC Campinas, Gustavo Henrique da Silva, o médico e professor Heleson Castro, demais secretários municipais e os vereadores Fabinho, João Maioral, Rudinei Lobo, Willian Souza, Ulisses Gomes e Tião Correia.

Veja Também

Fundo Social lança campanha ‘Sumaré Rosa e Azul’

Promover a prevenção em Saúde é o objetivo do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura ...