Sérgio Rosa exige reposição de delegados de Polícia em Sumaré

Vereador prestou homenagem ao delegado Pedro Sérgio Garcia Cortegoso, que se aposentou neste mês, após 26 anos de serviços prestados ao município

Durante a primeira sessão ordinária do semestre, ocorrida na noite da última terça-feira (06/08), o vereador Dr. Sérgio Rosa (PDT) apresentou no Plenário da Câmara Municipal de Sumaré uma Moção de Apelo pela reposição de delegados de polícia no município – que, atualmente, conta com apenas quatro profissionais para oito unidades da Polícia Civil. A Moção foi subscrita por oito vereadores e recebeu 17 votos favoráveis, e é endereçada ao governador do Estado, João Doria (PSDB), ao secretário estadual de Segurança, general João Camilo Pires de Campo, e à delegada seccional da região, Martha Rocha.
De acordo com o parlamentar, o apelo tem por objetivo garantir o direito à segurança pública, amparado pelo artigo 6º da Constituição Federal. Além disso, “leva em consideração que o governo do Estado de São Paulo não tem realizado a reposição de delegados de polícia e demais servidores policiais que se aposentaram ou que se desligaram do quadro de funcionários designados ao município de Sumaré”.
Segundo o documento, atualmente, a cidade conta com a Delegacia do Município, cinco Distritos Policiais e uma Delegacia de Defesa da Mulher, o que denota a necessidade da presença de, no mínimo, sete delegados de polícia responsáveis.
“Hoje, chegamos ao absurdo de ter em Sumaré a irrisória quantidade de quatro delegados de polícia. Esse descaso por parte do Governo do Estado de São Paulo, que não repõe o quadro de policiais, em especial o cargo de delegado de polícia, traz intranquilidade para a população e sobrecarrega o trabalho dos delegados que ficaram”, contesta Sérgio Rosa.
O parlamentar lembra também que, diante da falta de delegados de polícia em Sumaré, diversos vereadores sumareenses acionaram o Ministério Público Estadual, que ajuizou uma ação civil pública para a resolução do problema. A ação se encontra em tramitação e os parlamentares aguardam seu desfecho.
De acordo com o vereador, “considerando que nosso município possui uma vasta extensão territorial e uma grande população, existe a necessidade real de receber de forma urgente a designação por parte do Governo Estadual de, no mínimo, três delegados de polícia. Dentre eles, destaco a imprescindível presença de uma delegada para a Delegacia de Defesa da Mulher, que se encontra sem titular há muito tempo, argumenta”.

SITUAÇÃO
Após a saída de Cortegoso, o delegado titular do município Marco Antonio Donizete Braga vai responder também pelo 1º Distrito Policial. O delegado Marcelo Moreschi Ribeiro responderá pelos 4º e 5º distritos policiais, Elias Yuao Kobayashi ficará com o 2º DP, e Yan Loui Adania de Queiroz, que chegou no ano passado, está respondendo pelo 3º Distrito Policial e provisoriamente pela Cadeia, que é a única unidade transitória para presos em situação de flagrante, nos finais de semana e feriado, nos nove municípios que fazem parte da Delegacia Seccional de Americana.

CONGRATULAÇÃO
Dr. Sérgio Rosa também abordou o assunto dos delegados de polícia em uma moção de congratulação entregue ao delegado Pedro Sérgio Garcia Cortegoso, que se aposentou no início do mês de agosto, após 26 anos de serviços prestados ao município de Sumaré.
A moção ressalta a trajetória do delegado, que nasceu em Jaú, em uma família de advogados e policiais civis, e iniciou seu trabalho em Sumaré em 1993. No documento, o vereador exalta a ética profissional de Pedro Cortegoso, além da “maneira firme com que tratava a criminalidade, porém sem desrespeitar os princípios e direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal”.
“Durante minha passagem pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Sumaré, no período entre 2003 e 2012, mantive, além do convívio profissional, o convívio institucional com o Sérgio Garcia Cortegoso, ocasião em que pude verificar sua total dedicação e amor para com a carreira policial e com a comunidade sumareense”, acrescentou o vereador.
O parlamentar aproveitou para estender a moção de congratulação aos demais integrantes da Polícia Civil lotados no município. “Faço isso tendo em mente que o nosso homenageado sempre foi muito querido por suas equipes, pois prezava o trabalho coletivo e o respeito com os companheiros e subordinados”, completou.
Estiveram presentes na sessão ordinária os delegados Marco Antonio Donizete Braga, Marcelo Moreschi Ribeiro, Elias Yuao Kobayashi e o recém-alocado Yan Loui Adania de Queiroz, que foram homenageados pelo vereador Dr. Sérgio Rosa no plenário da Casa.

Quinta-feira, 08 de Agosto de 2019

Veja Também

Águia da PM pousa na Anhanguera para socorrer vítima de acidente

O motociclista R.R., de 39 anos, foi socorrido pela equipe aeromédica do Helicóptero Águia da ...