Hortolândia inaugura novo prédio da UBS Santa Clara no dia 10 de agosto

A Prefeitura de Hortolândia inaugura no dia 10 de agosto, um sábado, o novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, localizado na Rua dos Estudantes, nº 428, onde antes funcionava o antigo Fórum. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade está na fase final dos acabamentos para poder atender a população de referência da unidade com mais conforto e qualidade. As adequações são realizadas pelo proprietário do imóvel, de acordo com projeto elaborado pela Secretaria de Saúde. A unidade começará a atender a população no dia 12 de agosto.
A estrutura da nova unidade, com dois pavimentos para assistência, terá 11 consultórios, sala para acolhimento, sala para vacinas, sala para medicação/observação, três salas de espera com capacidade para 91 pessoas, entre outros espaços. A unidade contará também com farmácia, que possibilitará a dispensação de medicamentos para pacientes. O terceiro pavimento abrigará central de regulação e a área administrativa da unidade. Para proporcionar acessibilidade, a UBS Santa Clara será a primeira da cidade a ser equipada com elevador. Já a equipe médica será formada por 3 clínicos, 3 ginecologistas, 4 pediatras, 1 psiquiatra e 1 médico generalista.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade terá capacidade de realizar 3.300 consultas por mês. A estimativa é de que mais de 55 mil pessoas fazem parte da área de abrangência da UBS Santa Clara, moradores dos seguintes bairros: São Sebastião; Parque Ortolândia, Jardim Novo Cambuí, Parque Figueiras I e II; Loteamento Adventista Campineiro; Jardim Flamboyant; Jardim Santa Fé; Jardim Interlagos; Villagio Ghiraldelli; Santa Clara I e II; Villa Flora; e Remanso Campineiro.
“A Prefeitura buscou um prédio em condições de receber a UBS Santa Clara de modo satisfatório e com localização estratégica e central nos bairros para os quais a unidade é referência”, destaca a secretária municipal de Saúde, Odete Carmem Gialdi.
A UBS Santa Clara funcionou, por mais de 20 anos, em um prédio localizado no Jardim Mirante. O imóvel sofreu abalos na estrutura causados pelas chuvas fortes que atingiram a cidade em janeiro deste ano. Após a interdição do local, o atendimento à população foi direcionado para a UBS Campos Verdes, localizada na Rua da Confibra, nº 155.
Sobre a destinação do antigo prédio onde funcionava a UBS Santa Clara, a secretaria Odete Carmem Gialdi explica que o imóvel passará por reforma para abrigar outros serviços de saúde. “Com a reforma do Hospital Mário Covas, que deve começar em outubro, o imóvel antigo servirá de apoio ambulatorial para o hospital, em razão dos dois prédios estarem próximos”, explicou Odete.

Domingo, 04 de Agosto de 2019

Veja Também

10º Baep vai ‘concentrar’ atuação em Sumaré e Hortolândia, adianta o CPI-9

Novo Batalhão de Ações Especiais da PM deve ser inaugurado em dezembro; 240 PMs começam ...