Hortolândia inaugura novo prédio da UBS Santa Clara no dia 10 de agosto

A Prefeitura de Hortolândia inaugura no dia 10 de agosto, um sábado, o novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, localizado na Rua dos Estudantes, nº 428, onde antes funcionava o antigo Fórum. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade está na fase final dos acabamentos para poder atender a população de referência da unidade com mais conforto e qualidade. As adequações são realizadas pelo proprietário do imóvel, de acordo com projeto elaborado pela Secretaria de Saúde. A unidade começará a atender a população no dia 12 de agosto.
A estrutura da nova unidade, com dois pavimentos para assistência, terá 11 consultórios, sala para acolhimento, sala para vacinas, sala para medicação/observação, três salas de espera com capacidade para 91 pessoas, entre outros espaços. A unidade contará também com farmácia, que possibilitará a dispensação de medicamentos para pacientes. O terceiro pavimento abrigará central de regulação e a área administrativa da unidade. Para proporcionar acessibilidade, a UBS Santa Clara será a primeira da cidade a ser equipada com elevador. Já a equipe médica será formada por 3 clínicos, 3 ginecologistas, 4 pediatras, 1 psiquiatra e 1 médico generalista.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade terá capacidade de realizar 3.300 consultas por mês. A estimativa é de que mais de 55 mil pessoas fazem parte da área de abrangência da UBS Santa Clara, moradores dos seguintes bairros: São Sebastião; Parque Ortolândia, Jardim Novo Cambuí, Parque Figueiras I e II; Loteamento Adventista Campineiro; Jardim Flamboyant; Jardim Santa Fé; Jardim Interlagos; Villagio Ghiraldelli; Santa Clara I e II; Villa Flora; e Remanso Campineiro.
“A Prefeitura buscou um prédio em condições de receber a UBS Santa Clara de modo satisfatório e com localização estratégica e central nos bairros para os quais a unidade é referência”, destaca a secretária municipal de Saúde, Odete Carmem Gialdi.
A UBS Santa Clara funcionou, por mais de 20 anos, em um prédio localizado no Jardim Mirante. O imóvel sofreu abalos na estrutura causados pelas chuvas fortes que atingiram a cidade em janeiro deste ano. Após a interdição do local, o atendimento à população foi direcionado para a UBS Campos Verdes, localizada na Rua da Confibra, nº 155.
Sobre a destinação do antigo prédio onde funcionava a UBS Santa Clara, a secretaria Odete Carmem Gialdi explica que o imóvel passará por reforma para abrigar outros serviços de saúde. “Com a reforma do Hospital Mário Covas, que deve começar em outubro, o imóvel antigo servirá de apoio ambulatorial para o hospital, em razão dos dois prédios estarem próximos”, explicou Odete.

Domingo, 04 de Agosto de 2019

Veja Também

Projeto da Rede Municipal de Sumaré tem destaque na Revista Nova Escola

Publicação da Fundação Lemann abordou o Projeto Leitura, Convivência Ética e Cidadania na EM Jardim ...