????????????????????????????????????

Sumaré entrega ampliações da Base de Excelência da Mulher e do Ambulatório

BEM foi idealizada pelo Fundo Social da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Faculdade São Leopoldo Mandic

A Prefeitura de Sumaré entrega nesta sexta-feira, dia 02 de agosto, as ampliações do Ambulatório de Especialidades e da BEM (Base de Excelência da Mulher), idealizada pelo Fundo Social, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Faculdade São Leopoldo Mandic. As obras foram realizadas para oferecer um melhor atendimento e para aumentar a capacidade de assistência especializada da Rede Municipal de Saúde. As inaugurações terão início às 9h, na Avenida 3M, nº 50, no acesso à região central.
Durante o evento, os participantes contarão com a Tenda da Saúde, na qual alunos e professores da Escola Arquimedes desenvolverão ações voltadas à qualidade de vida na melhor idade, como atividades lúdicas, exercícios físicos, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, nutrição, medição do abdômen, focando na obesidade e orientações na Saúde Mental com enfermeiros e psicólogos. As mulheres presentes na inauguração poderão fazer design de sobrancelha, corte de cabelo e automaquiagem.
O primeiro espaço entregue será o Ambulatório, que recebeu duas novas salas de ostomia (para pacientes que utilizam bolsas de colostomia), banheiro adaptado, mais dois novos consultórios de oftalmologia e uma sala de espera. A recepção dos exames de imagens também passou por reforma.
Em seguida, será inaugurada a ampliação da BEM (Base de Excelência da Mulher), que, recentemente, atendeu sua milésima paciente. O espaço recebeu mais cinco salas de atendimento e uma sala de ultrassonografia e terá a capacidade para atender cerca de 100 mulheres a mais por mês. O local tem o objetivo de prevenir os males que acometem a saúde feminina.
Além das salas, quatro novos profissionais serão incorporados ao corpo clínico. As novas salas de atendimento serão ofertadas para as consultas do mastologista, ginecologista, obstetra de alto risco e para o diagnóstico de infertilidade. Entre os novos profissionais, dois serão exclusivos para a realização de exames e atendimentos na sala de ultrassom.
A ampliação do espaço, incluindo a sala de ultrassom e a chegada dos novos profissionais, será de grande importância para a prevenção de doenças e o atendimento in loco das mulheres, além da agilidade deste atendimento. “Atualmente, realizamos os exames de ultrassons na UPA Macaraneko, o que demanda vagas ofertadas pela Central de Regulação e a locomoção dos médicos e pacientes. Com uma sala na própria Base, esse serviço, que demora cerca de dois meses, poderá ser realizado com mais rapidez, facilitando o diagnóstico da paciente”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
“A BEM é a concretização de um longo planejamento de trabalho, pensando na assistência de qualidade às mulheres. Desde a entrega da Base, em novembro de 2018, mais de mil mulheres foram atendidas e acolhidas, seja fazendo exames ou participando de consultas. A ampliação do atendimento é o resultado de um trabalho de eficácia e que tem como foco investir na saúde da mulher. Vamos conseguir atender mais mulheres, ampliando o número de assistências e de prevenção de doenças, contribuindo para a saúde e qualidade de vida. É muito gratificante poder ver em tão pouco tempo os frutos deste trabalho realizado com muito carinho e amor por nossas mulheres. Além disso, a reforma e ampliação do Ambulatório permitirão que nossos pacientes sejam atendidos com mais qualidade e aumentará a quantidade de usuários assistidos, gerando eficácia e agilidade na saúde de Sumaré”, disse o prefeito Luiz Dalben.

“Preparamos com muito carinho um ambiente exclusivo para nossas mulheres, para que sejam acolhidas com carinho e privacidade e possam cuidar da saúde, e é gratificante ver esse trabalho de tamanha importância sendo ampliado. Com as novas salas, será permitido o atendimento e prevenção de mais mulheres, além de trabalhar a conscientização da saúde feminina. Agradecemos muito a nossa parceira com a São Leopoldo Mandic, toda a nossa equipe e os voluntários, que nos auxiliam nesta prestação de um serviço digno, diferenciado e de qualidade”, comentou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
A Base da Mulher oferece atendimento ginecológico, ambulatório de mama e obstetrícia de média e alta complexidade, encaminhamentos para exames, como mamografia, e também assistência psicossocial. O atendimento é efetuado via agendamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, que realizam a triagem e encaminhamento para o local.

Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019

Veja Também

Luiz Dalben assina a transferência de lotes para mais de 500 proprietários

Prefeito de Sumaré assinou nesta semana escrituras para moradores que adquiriram lotes por meio de ...