Investimento na Educação Pública é diferencial

Prefeitura também já anunciou a construção de três novas unidades de Ensino Infantil que beneficiarão mais de 1.500 alunos

Sumaré investe na Educação, desde o Ensino Infantil até o Superior. Logo no início deste ano todas as unidades passaram por manutenção e limpeza completa para receber os alunos para o ano letivo 2019. Na parte pedagógica, houve o reforço do conteúdo trabalhado em sala de aula com atividades extraclasses. Foram realizadas visitas em ambientes que ensinam na prática o que foi trabalhado e parcerias que desenvolveram com os alunos vários temas diferenciados.
O Ensino Infantil teve gratas surpresas: novos parquinhos foram implantados nas escolas de Ensino Infantil, 850 novas vagas foram criadas para o Proeb (Programa de Educação Básica, ou “Bolsa-Creche”), ampliando para 5.208 o número de crianças de zero a três anos atendidas pelas creches conveniadas.
Neste ano, as escolas municipais São Judas Tadeu, região da Área Cura, e na EM Magdalena Maria Vedovatt o Callegari, região do Maria Antonia, vão contar com “Ensino em Tempo Integral”, um projeto piloto que vai beneficiar 430 crianças. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças terão também à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação.
Novas unidades também foram anunciadas: a construção de três escolas municipais de Ensino Infantil em Sumaré no entorno dos condomínios das regiões do Matão, Área Cura e Nova Veneza do programa Minha Casa, Minha Vida e que beneficiarão mais de 1.500 crianças, além da construção da Escola Municipal Profª Maria Luisa Cia Medeiros, no Portal Bordon, região do Picerno, com capacidade para atender 240 crianças de 0 a 5 anos. A creche está sendo instalada na Rua Deolindo Basso, nº 07.
Para contribuir com a formação dos alunos, também foi entregue em 2018 a remodelação da Biblioteca Infantil e do Professor “Myrella Rossi Mobilon”, desativada desde o final de 2016, após uma chuva ter causado infiltrações no prédio. A biblioteca conta agora com um acervo de 140 títulos diferentes e é aberta para visitação de alunos das redes municipal, estadual e particular, mediante agendamento prévio na Secretaria de Educação.
A merenda escolar merece destaque: para enriquecer a alimentação dos 50 mil alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, foram adicionados na merenda alimentos da Agricultura Familiar, provenientes dos produtores rurais da cidade e re gião. Entre os alimentos incorporados estão verduras, legumes, frutas para as sobremesas dos alunos e até sucos naturais.
Além disso, uma pesquisa realizada com os diretores das escolas municipais e estaduais apontou 99% de aprovação do cardápio oferecido aos alunos de Sumaré, além das crianças atendidas nas entidades assistenciais. Anualmente, a Prefeitura investe mais de R$ 18, 6 milhões na merenda escolar, fornecida pela empresa Nutriplus. Por dia, cerca de 54 mil refeições são servidas para as escolas municipais, estaduais e entidades assistenciais, atendendo a 100% dos alunos da cidade, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O Ensino Superior também teve novidades: foi inaugurada a Fatec Sumaré, que oferece o curso tecnológico de “Gestão de Recursos Humanos”, e, em breve, será ampliada, e a extensão da Etec no Centro Administrativo de Nova Veneza, onde é oferecido o curso técnico de Logística, que se soma ao polo já existente na Escola Estadual João Franceschini (região central), onde acontecem as aulas do técnico em Administração.
Também foi implantada a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), onde são oferecidos os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Pedagogia. As aulas são online, porém, uma vez por mês os estudantes têm aula presencial no polo da cidade, também no Centro Administrativo de Nova Veneza. Além disso, parcerias com instituições privadas ofertam cursos de graduação e profissionalizantes com grandes descontos aos colaboradores municipais e seus dependentes.
“Mesmo com todas as dificuldades, a Educação é uma de nossas prioridades e nosso compromisso é oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças e adolescentes, formando ainda cidadãos de bem. Temos investido forte do Ensino Infantil ao Ensino Médio, tanto na parte estrutural quanto na pedagógica, e trabalhado com importantes parcerias para o ensino profissionalizante, com a implantação de cursos técnicos e de nível superior, todos gratuitos, oferecendo novas oportunidades aos nossos jovens e abrindo portas para o mercado de trabalho. Também investimos na capacitação e valorização dos nossos colaboradores e buscamos promover a integração das escolas com a comunidade, por meio de diversos eventos e projetos educacionais. Nosso objetivo é reforçar sempre as ações dentro e fora da sala de aula”, explicou o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).

Veja Também

Alunos participam do Projeto ‘Almoço Mágico’

A Secretaria Municipal de Educação e a empresa Nutriplus iniciaram na segunda-feira, dia 06 de ...