Cidade intensifica operações na área de Segurança Pública

Visando garantir a proteção da população, Prefeitura também intensificou as operações Saturação, Pancadão, Bar Legal, Chorume e Bairro Seguro

A Prefeitura de Sumaré investe na segurança e proteção da população. A Secretaria de Segurança recebeu grandes melhorias para o efetivo, estrutura e ambiente de trabalho, ações e operações. Neste ano, as operações Saturação, Pancadão, Bar Legal, Chorume e Bairro Seguro, a fim de garantir a proteção da população.
Além disso, o Corpo de Bombeiros recebeu uma nova viatura de resgate, novos itens de vestuários e eletrônicos, como conjuntos de aproximação (para combate ao fogo), botas de combate a incêndio, pares de botas operacionais, três CPUs e dois sopradores de folhas e vegetação.
A Guarda Civil Municipal também ganhou novos uniformes. Cada integrante da corporação recebeu novas camisetas, camisas, calças, blusa de frio, botas impermeáveis, boina, cinto de nylon, cinturão completo e boné. O investimento da Prefeitura foi de R$ 260 mil.
Em breve, a revitalização da Secretaria de Segurança será entregue. Toda a base da Secretaria está sendo murada e pintada, além de construída uma guarita.
Em 2018, para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade, foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal. O grupamento reúne as equipes táticas e do Canil para realizar procedimentos e gerenciamento de crise. Na sede da GM, foi implantada a Cecom (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil também foram entregues para a corporação.
Os Agentes de Fiscalização Ambiental foram regulamentados no Município. Quinze guardas municipais trabalham em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda, realizando patrulhamento e atendendo aos chamados da população. Os guardas designados para o trabalho podem aplicar multas e notificações por irregularidades ambientais, como descarte de resíduos em locais proibidos e maus-tratos a animais, fazer apreensões embargos e lacrar estabelecimentos e equipamentos que ferem o meio ambiente.
Um projeto inovador e pioneiro no Estado de São Paulo foi implantado na Guarda Municipal: o Promad (Programa Antidrogas) Inclusão Social, que trabalha com os alunos da APAE aptos para ingressar o mercado de trabalho. Já o Promad desenvolvido nas escolas municipais formou 692 alunos, focando na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas.
E por falar em inovação, pela primeira vez em 51 anos de história, uma mulher assumiu o comando da Guarda Municipal: a GCM Simone Souza está à frente dos serviços da instituição, tanto na parte ostensiva quanto na área preventiva.
As capacitações e cursos de requalificação também foram reforçadas. Entre os treinamentos realizados este ano, estão os cursos das operações Estiagem e Verão, que contou com a participação da equipe da Defesa Civil; o “Simulado de Atendimento de Acidente com Múltiplas Vítimas”, com a presença do Corpo de Bombeiros, GCM (Guarda Civil Municipal) e demais corporações; e a capacitação de atendimento a ocorrências com vítimas de acidentes aéreos, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, realizada pelo Corpo de Bombeiros.
“Nossos colaboradores são guerreiros e heróis, dedicam seus dias para garantir nossa proteção. Investimos em nossas corporações, tanto na parte operacional e técnica, quanto na qualidade do ambiente de trabalho e estrutura e na valorização das nossas equipes, o que influencia diretamente no trabalho prestado à população. São diversas melhorias acontecendo em todas as áreas da cidade, que tem como único objetivo a qualidade dos serviços que oferecemos aos moradores”, disse o prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).

Sexta-feira, 26 de Julho de 2019

Veja Também

Jovem é flagrada com 10 g de maconha na calça em presídio

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida após tentar entrar com 10 gramas de maconha ...