Missa na Catedral marca posse do novo arcebispo de Campinas, Sumaré e região

Dom João Inácio Muller é o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Arquidiocese, que engloba Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Paulinía

Aconteceu no domingo, dia 14 de julho, uma missa solene em frente à Catedral Metropolitana para a celebração da posse canônica do novo Arcebispo de Campinas, Dom João Inácio Muller. O religioso assume o posto que estava vago desde junho de 2018, quando o antecessor, Dom Airton José dos Santos, foi designado para a cidade de Mariana, em Minas Gerais. A Arquidiocese de Campinas que abrange também os municípios de Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Paulinía, Elias Fausto, Valinhos e Vinhedo.
A Arquidiocese de Campinas estimou que ao menos cinco mil pessoas estiveram no evento, que teve a participação de representantes de várias entidades. Ao fim da celebração, Dom Inácio agradeceu o apoio que já vem recebendo do clero em Campinas. “Tenho vários agradecimentos a fazer, mas quero destacar o apoio que tive durante todos os anos em que estive em Lorena – aliás tem muita gente de lá hoje aqui, e principalmente, dos irmãos aqui de Campinas que me ofereceram uma acolhida digna de um povo cristão”, disse.
O prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, também deu as boas vindas para Dom João Inácio. “A presença maciça deste povo todo hoje aqui prestigiando esta cerimônia, demonstra que Campinas é uma cidade acolhedora. Tenho certeza que todos os líderes religiosos das mais variadas denominações desejam que Dom João Inácio tenha um bom tempo à frente da Arquidiocese de Campinas”, afirmou.
Participaram ainda da cerimônia o cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida/SP e ex-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); o cardeal Dom Claudio Hummes, relator geral do Sínodo; religiosos da cidade e de inúmeras dioceses, deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais, orquestra e coral.

HISTÓRIA
Dom João Inácio Muller é o 8º bispo e o 6º arcebispo da Arquidiocese de Campinas. Antes dele, foram arcebispos em Campinas Dom João Batista Corrêa Nery (1908-1920), Dom Francisco de Campos Barreto (1920- 1941), Dom Paulo de Tarso Campos (1941-1968), Dom Antônio Maria Alves de Siqueira (1968- 1982), Dom Gilberto Pereira Lopes (1982-2004), Dom Bruno Gamberini (2004-2011) e Dom Airton José dos Santos (2011- 2018).
Ele foi nomeado no dia 15 de maio deste ano pelo Papa Francisco e veio transferido da Diocese de Lorena, também no Estado de São Paulo. Dom João Inácio nasceu em Santa Clara do Sul, no Rio Grande do Sul, é formado em Filosofia, Teologia, fez profissão religiosa solene perpétua na Ordem dos Frades Menores em 1985 e se ordenou padre em 1988. Estudou ainda no Studium Theologicum de Jerusalém e no Antonianum de Roma.

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

Veja Também

BRK inicia trabalho de ‘caça vazamentos noturno’nas redes de água de Sumaré

Concessionária de Saneamento passa a utilizar os equipamentos de geofonamento durante o período noturno A ...