Cartórios Eleitorais abrem sábado na região para coletar biometrias

Biometria é obrigatória em Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia; 292,3 mil pessoas ainda não coletaram dados

Até o último dia 11 de junho, 202.279 eleitores das cinco cidades da área de cobertura do Jornal Tribuna Liberal já haviam comparecido a um Cartório Eleitoral para captar seus dados biométricos – principalmente as impressões digitais. No entanto, ainda faltava coletar a biometria de um total de 292.301 eleitores da microrregião, o que equivale a quase 60% do total dos 494.580 eleitores cadastrados. Os Cartórios Eleitorais da região estarão de plantão neste sábado, dia 15 de junho, para atender os eleitores de todo o Estado de São Paulo.
A coleta dos dados biométricos é obrigatória neste ano para os eleitores das cidades de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia, e pode ser feita até o dia 19 de dezembro deste ano nos Cartórios em que o eleitor esteja inscrito. A biometria nestas cinco cidades era opcional até as últimas eleições, mas passa a ser obrigatória para as próximas eleições municipais, em 2020. A meta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é concluir a operação em todo o país até 2022.
Sumaré não consta da lista de 478 municípios onde a coleta dos dados digitais é obrigatória, mas quase 41% dos eleitores da cidade já compareceram a um dos dois Cartórios Eleitorais da cidade mesmo assim – percentual próximo ao das outras quatro cidades da microrregião.
Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), o objetivo dos plantões aos sábado é exatamente facilitar o atendimento do eleitor que não tem disponibilidade de horário durante a semana. “O plantão da biometria acontecerá em todos os municípios do Estado, exceto nas 107 cidades em que o procedimento já foi concluído. Atualmente, a coleta biométrica é obrigatória em 478 municípios e, em um futuro próximo, será estendida para a capital paulista e para as outras cidades”, ressaltou o órgão.
Os cartórios eleitorais funcionarão neste sábado das 8h às 13h. Já o horário de atendimento nos shoppings centers e unidades do Poupatempo Paulista que contam com postos de atendimento da Justiça Eleitoral será das 10h às 15h. O agendamento on-line de horário é recomendável em todos estes locais, e pode ser feito nos sites http://www.tre-sp.jus.br (para quem vai a um Cartório Eleitoral) e https://www.poupatempo. sp.gov.br/. Para fazer a biometria, é necessário levar documento oficial de identificação original, comprovante de residência dos últimos três meses e o título, caso tenha.
“Os cidadãos dos 478 municípios paulistas devem fazer a biometria no prazo definido, sob pena de ter o título cancelado. Os prazos variam entre agosto e dezembro de 2019, dependendo da cidade. Mesmo nas cidades em que a obrigatoriedade ainda será implementada, vale a pena o eleitor se adiantar e já fazer a biometria para evitar filas e outros transtornos”, ressaltou o TRE-SP.
Ao fazer a coleta da biometria, o eleitor cadastra as digitais dos 10 dedos das mãos, tira uma fotografia e cadastra uma assinatura digitalizada. Porém, somente os polegares e indicadores são utilizados para confirmar a identidade do eleitor no momento do voto. O eleitor posiciona qualquer um desses quatro dedos no leitor e o sistema faz até oito tentativas de reconhecimento das digitais. Quem vota com identificação biométrica não precisa assinar o caderno de votação.
“Os eleitores que não comparecerem ao respectivo Cartório Eleitoral ou postos de atendimento até o prazo final terão seus títulos cancelados, o que impede a participação nas eleições, a obtenção de empréstimos em bancos oficiais, a inscrição em concursos públicos, a emissão de passaporte e a de CPF, entre outras restrições”, completou o Tribunal Regional Eleitoral.

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019

Veja Também

Unasp Hortolândia promove 34ª edição do Encontro de Ex-Alunos

Encontro dos últimos dias 07, 08 e 09 de junho contou também com apresentações de ...