Câmara aprova, e Sumaré vai ter Semana de Conscientização e Prevenção do HPV

Os vereadores de Sumaré aprovaram a criação da Semana Municipal para Conscientização e Prevenção ao HPV (Papiloma Vírus Humano). A proposta foi votada durante a sessão ordinária da última terça-feira (28/05), quando recebeu 20 votos favoráveis. O PL nº 51/2019, subscrito pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Willian Souza (PT), foi originalmente apresentado pelo atual deputado estadual Dirceu Dalben (PR) enquanto ainda era vereador em Sumaré. O texto segue agora para sansão do prefeito Luiz Alfredo Dalben (PPS).
De acordo com o projeto, a Semana de Conscientização e Prevenção ao HPV será realizada anualmente no mês de março. Durante a campanha, serão realizadas atividades voltadas à conscientização das famílias acerca dos exames preventivos. O PL ainda prevê a realização de eventos sobre prevenção e vacinação em meninos e meninas de 9 a 15 anos, em escolas municipais e estaduais públicas e particulares, além das unidades de saúde.
“Existe muito a ser feito e todos temos alguma responsabilidade. É crucial informar a população de forma adequada para que possa participar na defesa de seus direitos. Precisamos também dos esforços dos gestores das políticas de saúde. Médicos, pesquisadores e as próprias mulheres devem cobrar posições para garantir que as informações cheguem a todas as mulheres e, principalmente, para aquelas que estejam em ambientes de maior risco”, diz o documento assinado por Dirceu Dalben e Willian Souza.
O HPV, em seus estágios iniciais, é tratado com sucesso em mais de 90% dos casos. Por isso, conforme a justificativa do projeto, a melhor arma contra o vírus é a prevenção e o diagnóstico precoce. O câncer de colo do útero atinge mulheres relativamente jovens no mundo todo – a grande maioria em regiões onde o acesso às medidas preventivas adequadas não é regular. O reflexo desse cenário está nos atuais 500 mil novos casos de câncer do colo do útero a cada ano no mundo – metade desses casos é fatal.

Sexta-feira, 31 de Maio de 2019

Veja Também

Sumaré entrega ampliações da Base de Excelência da Mulher e do Ambulatório

BEM foi idealizada pelo Fundo Social da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Saúde ...