Sessão solene empossa estudantes na nova Câmara Jovem de Paulínia

Estudantes de escolas públicas e particulares de Paulínia se tornaram vereadores jovens na quinta-feira (30/05), em sessão solene na Câmara Municipal realizada à noite. O evento marcou a entrega de diplomas aos 15 adolescentes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que venceram as disputadas eleições de suas escolas, além dos 11 suplentes (que atuam como substitutos, se os titulares se ausentarem).
Um dos principais momentos da sessão foi a escolha da nova Mesa Diretora, responsável por presidir as atividades da Câmara Jovem até dezembro de 2019. Neste ano, três chapas concorreram às vagas de presidente, vice- -presidente, 1º secretário e 2º secretário. As sessões do Parlamento Jovem também têm transmissão ao vivo no site do Legislativo, no Facebook e no YouTube.
A partir de junho, os participantes do projeto da Câmara Municipal farão visitas a órgãos públicos e terão oficinas para discutir o papel do vereador e conhecer como podem apresentar propostas legislativas. No segundo semestre, os membros da Câmara Jovem vão debater e votar projetos de lei, recomendações à Prefeitura de Paulínia e outras sugestões de melhorias para a cidade.
A primeira edição do projeto foi concluída em dezembro de 2018, com 44 propostas apresentadas, envolvendo tanto demandas escolares, como construção de quadra, mudança na merenda e cortina na sala de aula, como assuntos mais abrangentes: pedidos para melhorar a iluminação pública, ampliar atividades de educação e lazer e ainda estabelecer tempo máximo de espera para atendimento em hospitais, por exemplo. Todas já foram encaminhadas aos vereadores e à Prefeitura: pelo menos duas foram “apadrinhadas” e entraram na pauta da Câmara Municipal.
O projeto conta com a parceria de seis instituições de Ensino paulinenses, sendo duas municipais, duas estaduais e duas particulares: EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, EE Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, EE Residencial São José, Colégio Integral e Colégio Metropolitan Paulinense. A transmissão online pode ser acompanhada em www.camarapaulinia.sp.gov.br/cmp/web- -tv/, www.facebook.com/camarapaulinia/ e www.youtube. com/c/CâmaraPaulínia.

Sexta-feira, 31 de Maio de 2019

Veja Também

Prefeitura de Sumaré promove hoje mais uma edição da Feira do Luar

Nessa quarta-feira, dia 22 de janeiro, acontece mais uma edição da já tradicional Feira do ...