Antonio Carlos Sacilotto é o novo diretor-executivo da Agemcamp

Após 4 meses sem comando, equipe da Agência Metropolitana da RMC começa a ser remontada pelo Governo do Estado

O engenheiro civil e ex- -vereador de Americana pelo PSDB Antonio Carlos Sacilotto é o novo diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), em substituição a Esther Viana, que havia sido exonerada do cargo no dia 20 de fevereiro pelo governador João Doria (PSDB). Desde então, a agência – que é o braço executivo do Conselho de Desenvolvimento formado pelos prefeitos das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) – estava sem direção. Além de Sacilotto, nomeado no último dia 17 de abril, também foi nomeada a diretora administrativa Carmen Elias e outros membros da equipe da Agência.
“Com relação à nova equipe da Agemcamp, esclarecemos que foram nomeados até o momento oito servidores para a agência, os quais já estão trabalhando regularmente. Já as nomeações para a diretoria técnica e seus sete auxiliares estão previstas para acontecerem ao longo da próxima semana”, confirmou, em nota, a assessoria de imprensa do Governo do Estado.
“A Agemcamp opera regularmente com os quadros atuais, que serão complementados até o fim de maio. Não há qualquer paralisação ou suspensão das atividades da agência. Em relação ao corpo técnico, a previsão é que um diretor e seis assessores sejam nomeados aos cargos até o final da próxima semana”, acrescentou o Governo.
Segundo o site da Câmara de Americana, Sacilotto é engenheiro civil formado e pós- -graduado pela USP (Universidade de São Paulo), professor da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), da Unisal (Universidade Salesiana) e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Arquitetura.
O engenheiro é responsável pela construção de importantes obras na região, como o Campus Universitário da Unisal e a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Nova Odessa. É membro da Irmandade do Hospital São Francisco e também rotariano do Rotary Clube de Americana, onde foi presidente por quatro vezes.
Ele foi eleito vereador em Americana, pela primeira vez, em 2001, e reeleito nos pleitos seguintes, até 2012. “Como político assíduo, o vereador Sacilotto é autor de mais de 60 projetos na Câmara Municipal. Duas vezes vice-presidente da Câmara, nos biênios 2001-2002 e 2007- 2008, foi presidente no biênio 2011-2012”, acrescenta.
O engenheiro ficou nacionalmente conhecido no início dos anos 2000, quando foi um dos precursores das iniciativas legais que levaram à consolidação nacional do modelo de “logística reversa” dos resíduos, pelo qual as fabricantes têm que se comprometer a receber de volta produtos usados que possam causar dano ao meio ambiente.

PLANO
Com a recomposição de seus quadros, a Agemcamp deve acelerar agora o processo de produção do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) da Região Metropolitana de Campinas – que, segundo a Subsecretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, não ficou paralisado mesmo durante os quatro meses em que a Agência ficou praticamente “vazia”.
“Uma das iniciativas de maior relevo em que a agência está presentemente envolvida é a elaboração do PDUI, o Plano de desenvolvimento urbano integrado da região. A este respeito, vale ressaltar que a Secretaria acaba de firmar parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional para a confecção desses Planos de Desenvolvimento para todas as regiões metropolitanas do estado de São Paulo, incluindo a RM de Campinas”, acrescentou em nota o Governo do Estado.
O PDUI é produzido pelas Câmaras Temáticas da RMC, formadas por técnicos das prefeituras, com apoio técnico da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), contratada pela Agemcamp.
Conforme o que foi apresentado pela Emplasa, o PDUI é um instrumento legal de planejamento urbano para orientar o desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. Tem como objetivo específico transformar a RMC numa região sustentável, resiliente e inclusiva, inovadora e competitiva além de totalmente coesa.

Quarta-feira, 22 de maio de 2019

Veja Também

Unasp Hortolândia promove 34ª edição do Encontro de Ex-Alunos

Encontro dos últimos dias 07, 08 e 09 de junho contou também com apresentações de ...