Prefeito e presidente da Câmara levam demandas ao deputado Dirceu Dalben

Luiz Alfredo Dalben e Willian Souza estiveram na Alesp; vereador protocolou ofícios no gabinete do parlamentar estadual de Sumaré

O prefeito de Sumaré, Luiz Alfredo Dalben (PPS), e o vereador e presidente da Câmara Municipal, vereador Willian Souza (PT), estiveram no gabinete do deputado estadual Dirceu Dalben (PR) na quarta-feira (15/05), para apresentar demandas do município ao parlamentar estadual. Foram protocolados dois ofícios relacionados às áreas de Transporte e Mobilidade. Dirceu Dalben é pai do prefeito Luiz Dalben e já foi prefeito e vereador na cidade.
O principal assunto abordado com o deputado foi o Transporte Metropolitano, sobretudo a falta de cobradores nos ônibus da empresa Ouro Verde – algo previsto em lei e que, segudo o vereador, “não vem sendo cumprido”. Também foi discutida a situação de estudantes universitários de bairros da região do Matão que vêm enfrentando dificuldades para retornar da PUC Campinas e da Unicamp no período noturno através das linhas metropolitanas existentes.
“Entregamos nas mãos do deputado um ofício com uma reportagem da EPTV anexa, onde fica comprovado que a ausência do cobrador nos ônibus faz com que o trajeto de cada linha seja feito de forma lenta. O tempo somado das paradas ao longo de uma hora de percurso foi de 10 minutos. É um absurdo o trabalhador e a trabalhadora passar por isso”, afirmou o vereador.
No ofício, Willian Souza pede intermediação do deputado Dirceu Dalben para o diálogo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) para solucionar o problema.

RODOVIA
O presidente da Câmara de Sumaré também apresentou ao deputado um pedido de emenda e intermediação junto ao Governo do Estado para que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) faça a duplicação e intervenções de sinalização na Rodovia José Lozano de Araújo/Adalto Campo Dall’Orto, que liga Hortolândia a Paulínia, passando por Sumaré.
“O tráfego de veículos ali é intenso e os acidentes são constantes. Aquela estrada é uma luta antiga de toda a população do Matão. Ela precisa ser duplicada urgentemente, a fim de que a região toda consiga se desenvolver”, justificou Willian Souza.
O deputado estadual recebeu os ofícios e garantiu que vai “buscar soluções para as demandas” apresentada pelo vereador. “Já tinha conhecimento da situação do transporte, e com esse ofício, vamos cobrar da EMTU que faça cumprir a lei. É impossível o motorista ser cobrador ao mesmo tempo. Sobre a José Lozano, o pedido do Willian reforça uma luta antiga. Estamos elaborando o orçamento e já estou em tratativas com o Estado para incluir essa obra de duplicação”, afirmou o deputado Dirceu Dalben.

APELO
Na sessão da última terça- -feira (14/05), o vereador já havia apresentado uma moção de apelo à EMTU pedindo que sejam feitas alterações na linha 652 EX1, a fim de melhor atender a dezenas de estudantes universitários e trabalhadores da Região do Matão, usuários do transporte metropolitano, e na linha 652, para que sejam colocados mais ônibus à disposição dos usuários, evitando a superlotação.
“Este parlamentar foi procurado por estudantes da PUC Campinas e também da Unicamp, moradores do Matão, acerca de problemas no transporte metropolitano utilizado por eles para ir e voltar das aulas”, disse Willian Souza.
Para o vereador, “é imprescindível que as alterações solicitadas pelos estudantes – de que a linha 652 EX1 passe na saída das duas universidades e siga em direção ao Matão – sejam realizadas imediatamente, uma vez que muitos destes estudantes trabalham e acabam, por conta da situação do transporte, chegando em casa muito tarde”
Além disso, segundo o presidente da Casa de Leis, na linha 652, existem muitas reclamações de usuários acerca do excesso de passageiros, que precisa ser resolvido com a implantação de mais coletivos, oferecendo mais conforto e segurança aos usuários. A moção foi aprovada por 18 votos.

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019

Veja Também

Chegada do Papai Noel no Shopping ParkCity Sumaré acontece no sábado

Para celebrar uma das datas mais esperadas do ano, o PartkCity Sumaré também será especialmente ...