Natação ACD de Sumaré se destaca nos 62º Jogos Regionais de S.Bárbara d’Oeste

No último dia 23, foi o dia da competição de natação para atletas com deficiência (ACD) nos 62º Jogos Regionais de Santa Bárbara d’Oeste, a modalidade que foi introduzida a partir dos Jogos Regionais de Americana em 2010, e desde então só vem crescendo em número de cidades participante, e quantidade de atletas.
Sumaré esteve representada nesta modalidade, pelos atletas da Associação Paradesportiva e Esportiva Superação de Sumaré, com 4 atletas participantes na categoria masculina: Everton Wagner da Silva, (Deficiente físico) classe S7, nadou as provas do 50m e 100m nado livre, Ivanicio Pinheiro Sodré (Ivan) (deficiente visual) classe S-11, nadou os 50m e 100m nado livre e os 100m nado costas, José Roberto de Miranda (deficiente visual) classe S-12, nadou os 50m e 100m nado livre e 100m nado costas e Matheus Oliveira Nepomuceno, (deficiente Intelectual) classe S-14, nadou os 50m e 100m nado livre e 100m nado peito, e 2 atletas no feminino, Isabele Coradel de Freitas, (deficiente física) classe S-6, nadou as provas do 50m e 100m nado livre e 100m nado costas e Maria Fernanda S. Carvalho, (deficiente visual) classe S-12, nadou os 50m e 100m nado livre e 100m nado costas.
Os atletas da natação ACD de Sumaré fizeram bonito, conquistando 13 medalhas para o município sendo, 5 de ouro, 7 de prata e 1 de bronze, e mesmo com o número reduzido de participantes colocou a cidade em 5º lugar na categoria feminina com 46 pontos, atrás das cidades de Indaiatuba – 352 pts, Bragança Paulista – 190 pts, Itatiba – 70 pts e Limeira – 66 pts, e na categoria masculina fi cou em 6º lugar com 64 pontos, atrás de Indaiatuba – 394 pts, Bragança Paulista – 267 pts, Itatiba – 136 pts, Atibaia – 87 pts e Limeira – 79 pts. A Equipe de Sumaré não alcançou o número de medalhas do ano anterior que foram 14 no total, 2 medalhas de ouro, 7 medalhas de prata e 5 medalhas de bronze, mas superou em 3 medalhas o número de medalhas de ouro e igualou o número de medalhas de prata, sendo muito sentida a falta da atletas Patrícia de Assis Nascimento, que por motivo de saúde não pode competir. Os medalhistas de Sumaré na natação ACD nos 62º Jogos Regionais de Santa Bárbara d’Oeste foram: José Roberto de Miranda (DV) 2 medalhas de ouro e 1 medalha de prata, Ivanicio Pinheiro Sodré (Ivan) (DV) 1 medalha de ouro e 1 medalha de prata, Matheus O. Nepomuceno (DI) 1 medalha de prata e 1 medalha de bronze, Isabele Coradel de Freitas (DF) 2 medalhas de ouro e 1 medalha de prata, Maria Fernanda S. Carvalho (DV) com 3 medalhas de prata, e o atleta Everton Wagner da Silva obteve a 4ª colocação como melhor classificação.
“Possuímos uma equipe em processo de formação, nos falta ainda local adequado e melhores condições para o treinamento de nossos atletas, e principalmente empresas parceiras que possam dar todo suporte necessário para que essa equipe possa crescer em número e qualidade, e mesmo com todas essas dificuldades nossos atletas se superam e mostram seu valor, por isso quem acredita que o esporte pode mudar a vida e a história de pessoas com deficiência, venha fazer uma parceria conosco, e ajude na inclusão social da pessoa com deficiência através do Esporte”. faz o apelo o professor José Vicente, treinador responsável pelas Equipes de Natação e Atletismo ACD Sumaré.
As equipes de Natação e Atletismo ACD de Sumaré são mantidas somente pela Secretaria de Esporte do município, possuindo alguns colaboradores que ajudam na aquisição e reparo de materiais e na área de publicidade, são eles, a Agro Pesca São Judas e Cia, a Academia Baby Gyn de Campinas, VisualX comunicação Visual e a Conforpés.
Empresas que se interessem em apoiar o esporte Paralímpico de Sumaré pode entrar em contato com a Associação Paradesportiva e Esportiva Superação através do e-mail associacaosuperacaosumare@gmail.com , ou através do telefone (19) 98143-4491 com o professor Vicente.

Veja Também

Atleta do BMX de Paulínia fica em 8º nos Jogos Olímpicos da Juventude

No dia 07 de outubro (um domingo), foram realizadas as disputas do BMX nos Jogos ...